Por não ter cura, a ave acometida pela doença deve ser afastada das demais. A A bouba aviária é um tipo de verruga que aparece na cabeça e nos olhos das aves. Não existe tratamento para a doença, por isso o criador deve separar as aves doentes das demais.
É capaz de sobreviver no ambiente por vários meses, especialmente com baixas temperaturas. O período de incubação da bouba aviária varia de 1 a 10 dias e o vírus pode ser transmitido por contato direto ou por qualquer objeto contaminado. As aves infectadas podem transmitir a doença sem que se perceba nenhum sintoma.
A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.
As verrugas podem ser retiradas, processo que leva ao sangramento da pele dos pintinhos. Iodo glicerinado deve ser aplicado no local do ferimento e as aves doentes submetidas a um tratamento com antibióticos receitados por um veterinário. Previna a ocorrência da doença com uso de vacina de proteção.
Tópica: Passar no local com auxílio de um cotonete. Oral: Pingar 1 gota para cada 10 mL de água, 1 vez ao dia, até a cura completa. Tintura de Thuya occidentalis à 20%.
Uso tópico (externo): Aplicar o produto Thuya Avícola nas regiões afetadas com auxílio de cotonete ou bastão com uma mecha de algodão na ponta, uma vez ao dia, durante 06 (seis) dias, até desaparecimento das afecções.
Para que serve a Tuia Alivia os sintomas de sinusite; Complementa o tratamento de infecções do trato respiratório, como bronquite ou pneumonia; ... Alivia a dor nas juntas e ajuda no tratamento de doenças dolorosas, como artrite, osteoartrite ou neuralgias; Alivia dores musculares.
A aplicação tópica (aplicação direta sobre a pele), é a forma mais utilizada e famosa da tintura de Thuya. A indicação é aplicar a tintura diretamente sobre a verruga, seja no corpo ou nas genitais, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, durante em média uma semana, até que a verruga caia.
POSOLOGIA: Recomenda-se ingerir 5 gotas, 5 vezes ao dia.
Uso interno. Adultos e crianças: 4 gotas ou 4 glóbulos, 4xdia. Bebês: 3 gotas 4xao dia, um dia antes, no dia, e um dia após qualquer vacina injetável. “ Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado, evite a automedicação.
O tratamento homeopático indicado em cães é com o fármaco Thuya 30CH (0,5ml/animal, por via oral, a cada 12 horas, durante 15 dias seguidos ou mais) e, em seguida, Nitric acid 30CH (na mesma dosagem, via oral, a cada 12 horas, por três dias consecutivos) (FERNANDES et al., 2009).
POSOLOGIA E MODO DE USAR: Aplicar no animal por via subcutânea no local do papiloma (verruga). Usar de preferência agulha grossa (calibre 8) e de comprimento 10mm. A dose a ser aplicada é de 1 mL para cada 20kg de peso corpóreo do animal.
O Verruclin é um medicamento utilizado no tratamento das verrugas encontradas em alguns animais de grande ou pequeno porte. Essa enfermidade é causada pelo vírus papiloma, adquirida principalmente por animais jovens, por possuírem baixa imunidade em relação ao vírus.
Para o tratamento, primeiro passo é isolar o animal e tratar com medicamento que tenha o clorobutanol como princípio ativo. O medicamente pode não ser totalmente eficiente. Outro tratamento mais barato ao produtor é a auto-hemoterapia em que se usa o próprio sangue do animal.
Há relato de êxito no tratamento da papilomatose cutânea canina com o uso de creme de imiquimode 5%, topicamente, em intervalos de 24 a 48 horas, até regressão completa das lesões cutâneas.
A papilomatose canina de origem infecciosa é uma enfermidade tumoral benigna, causada pelo Papilomavírus, caracterizada pelo aparecimento de papilomas principalmente na região oral, nos lábios, na faringe e na língua.
Papilomatose em cães: saiba mais sobre as verrugas em cachorros. A papilomatose é um problema muito comum e que pode passar despercebido por alguns tutores. Muito contagiosa, a doença causa pequenas verrugas na região da boca e do focinho e pode acometer cachorros de todas as idades.
Em casos raros o HPV pode ser passado de mãe para filho, durante a gestação ou o parto. Os principais fatores de risco para um papiloma são um contato direto com verrugas, relações sexuais com um parceiro infectado, infecção da mãe durante a gravidez , parceiros sexuais múltiplos e fazer sexo sem camisinha.