1) O crime de extorsão é formal e consuma-se no momento em que a violência ou a grave ameaça é exercida, independentemente da obtenção da vantagem indevida.
O crime de extorsão, tipificado no art. 158, caracteriza-se por ser um crime formal, situação na qual o sujeito emprega os meios aptos para constranger a vítima, visando sempre a vantagem indevida. ... Tal crime é desconhecido por muitos, mas está previsto no nosso Código Penal.
Configura-se o crime de tentativa de extorsão quando o agente, mediante grave ameaça, com a promessa de causar mal injusto e grave à vítima e à sua família, tenta constranger o ofendido a fazer algo, com o intuito de receber vantagem indevida.
É crime punível com reclusão, de um a três anos, e multa, exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro.
Embora falar seja mais fácil que fazer, tente se concentrar no "agora" ou no futuro — você pode ficar menos incomodado com algo que já aconteceu. Remova-se da situação. Se seu constrangimento for muito grande, deixe o local quando for adequado. Diga que precisa ir ao banheiro ou fazer uma ligação importante.
6 passos para conquistar a confiança de uma pessoa tímida
adjetivo Acanhado; que se sente envergonhado diante das pessoas: comportamento tímido; sujeito tímido. Inseguro; que expressa medo, insegurança: segurança tímido. [Figurado] Débil; que expressa fraqueza, fragilidade: tímida luz da vela. Etimologia (origem da palavra tímido).
Como deixar de ser tímido na escola?