- Uma ótima alternativa para o educador explorar os diferentes gêneros textuais é dividir a sala em grupos e sugerir que os alunos tragam jornais, e outros textos mencionados anteriormente, para a sala de aula.
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática:
Os tipos textuais são conhecidos como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. 6. A escolha dos gêneros textuais que serão trabalhos durante os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) são fundamentais para garantir a diversidade e a ampliação do repertório dos alunos.
“uma proposta de ensino/ aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor a observação e a avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua intervenção didática.
A existência de gêneros é a manifestação de uma desigual distribuição de responsabilidade na produção social da existência. ... Chamamos a atenção, ao que Izquierdo coloca como sendo o espaço social do gênero, já que isso tem uma grande importância quando se analisa a questão da mulher na relação com a atividade trabalho.
Um fator de tamanha importância para a leitura é a intertextualidade. Em outras palavras, a forma como se dá a recepção da mensagem depende das particularidades de cada criança. ... Da mesma forma, devemos saber que qualquer leitor, mesmo a criança, projeta sobre o que lê sua vivência, seus anseios, seus temores.
A produção de texto tem o sentido de garantir a escrita como um bem cultural, no processo de ampliação e compreensão do mundo, é através do diálogo e compreensão que a aprendizagem torna-se cada vez melhor.
Produzir textos escritos, coesos e coerentes, contextualizados à prática educa- cional, considerando o destinatário, a finalidade e as características do gênero. Produzir textos utilizando registros formais e estratégias de escrita.
A produção de textos na escola, muitas vezes, é um tormento para muitos alunos e também para os professores. ... Com isso, os estudantes se sentem desmotivados e não demonstram empenho na escrita de algo que será somente lido por uma pessoa que, no caso, é o professor.
Para profissionais da educação, o contexto escolar é algo que deve vir sempre em primeiro lugar. Isso porque no contexto da escola se levam em consideração a estrutura física, o ambiente, os outros profissionais, o currículo, a região onde se está, a comunidade e a realidade dos estudantes.
Produção de texto: como incentivar os alunos a escrever melhor?
Perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas como fábula, por exemplo; Questionar sobre quais contos eles já ouviram, quem contou e qual conto foi; Indagar se eles já leram algum conto.
Como ensinar produção de texto para 2o ano Para ensinar o aluno a produzir um texto , com uma história com começo, meio e fim é deixar eles livres para criar e soltar a imaginação.
Uma das melhores formas de melhorar a escrita dos alunos é promovendo a leitura, por isso trabalhe com os alunos antes de qualquer coisa a leitura, peça para eles mesmos escolher um livro na biblioteca para ler.
O ensino da escrita nas escolas precisa ser significativo para que os alunos sejam estimulados continuamente a escrever e superar as suas dificuldades. Nesse processo de aprendizagem, a mediação pedagógica, mais do que corrigir, funciona como uma orientação para o estudante (re)organizar a sua produção.