O esboço na verdade, é algo que vai te facilitar no momento da pregação para lembrar aquilo que estudou. Costumo dizer que, no esboço “quanto menos é mais”, isto é, não é necessário colocar todas as informações e palavras, as vezes apenas uma frase pode te ajudar de lembrar de um tópico inteiro.
Como Preparar um Sermão de Forma Rápida e Fácil
Veja pontualmente cada um dos segredos que vamos mencionar:
Para fazer uma introdução assim, destaque pontos da história em que houve a situação abordada no tema. Tome cuidado, sempre, para não fugir do tema. Cuidado, também, para não usar mais do que 3 ou 4 linhas para o resgate histórico, pois você ainda terá que apresentar a sua tese na introdução.
A introdução, ou o “exórdio” do sermão é o processo pelo qual o pregador procura preparar a mente dos ouvintes e prender-lhes o interesse na mensagem que vai proclamar. Na introdução o pregador conquistará ou perderá a atenção de seu auditório. Uma mensagem bem começada, já é “meio caminho andado”.
Qual a importância da estrutura Homilética? Ajuda a estruturar as idéias. É necessário que a apresentação de uma idéia tenha uma estrutura lógica (começo[introdução – declarações do assunto a ser proclamado] meio [desdobramento do assunto], e fim [conclusão]) parauma clara compreensão do assunto exposto.
É necessário......Sermão da Sexagésima.
Um grande segredo, principalmente para dinamizar a pregação e chamar a atenção, é o uso de ilustração para sermão. Ela é geralmente uma história ou um incidente da vida cotidiana que serve para reforçar uma determinada ideia. Uma boa ilustração fixará a mensagem na mente e no coração.
Como visto anteriormente, hermenêutica tem sua origem associada ao Deus Hermes. Em outras palavras, podemos conceituar hermenêutica como sendo o conjunto de teorias voltadas para a interpretação de algo, não somente um texto escrito, mas de tudo o qual se possa atribuir significado e sentido.
Hermenêutica é a ciência filosófica que possui regras e princípios próprios norteadores da interpretação de textos. A interpretação transforma textos normativos em normas jurídicas, viabilizando sua aplicação para as situações que se apresentarem em con- creto.
67-68), o Poder Legislativo interpreta o texto constitucional quando elabora determinada lei de acordo com que estipula, formal e materialmente, a Constituição, ou ainda quando considera as possíveis interpretações que, em situações futuras, possam ter as regras que irá aprovar.