A anencefalia é uma má formação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária.
No início da terceira semana de gestação, nosso sistema nervoso é formado por uma camada de células que começa a se dobrar para formar um tubo. Sim, nosso sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinal, é um tubo, que nesse momento se chama tubo neural.
A vida começa na 3ª semana de gravidez, quando é estabelecida a individualidade humana. Isso porque até 12 dias após a fecundação o embrião ainda é capaz de se dividir e dar origem a duas ou mais pessoas.
As células nervosas, ou neurónios, são produzidos no feto à velocidade de 25 mil por minuto. Os pulmões são os últimos órgãos a desenvolverem-se no bebé.
Nos dias seguintes à fecundação, a única célula se divide em várias. Ao mesmo tempo, esse pequeno aglomerado de células em divisão se move através da trompa de falópio e chega ao revestimento do útero. Lá, esse aglomerado implanta, ou seja, “gruda” e começa a crescer. A partir desse momento, passa a se chamar embrião.
A fecundação ocorre ao fim da segunda semana. O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo, tornando-se mais espeso. Aqui começa a trajetória do bebê dentro da barriga da mãe.
Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente.
O sangramento que você tem quando toma a pílula não é o igual ao da menstruação que se diz “normal”. A menstruação que vem quando se toma a pílula é tecnicamente chamado de sangramento por privação, referindo-se à retirada (privação) de hormônios em sua pílula e no seu corpo.
O sangramento de escape é um efeito colateral comum de contraceptivos hormonais, especialmente durante os primeiros meses de uso de um novo anticoncepcional (4).
O tratamento com dienogeste altera o padrão do sangramento menstrual na maioria das mulheres. O sangramento uterino, por exemplo, em mulheres com adenomiose ou leiomioma uterinos, pode ser agravado com dienogeste.
Sangramento de escape pode ser causado por outros fatores também, como o uso de contraceptivos (pílula, DIU, e outros contraceptivos hormonais), gravidez, miomas, pólipos, infecções, mudanças físicas uterinas, transtornos de sangramentos e mudanças cancerosas.
Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.
Ovulação: Algumas mulheres notam um leve sangramento por um dia ou dois após a ovulação. Isso acontece regularmente para algumas pessoas. A ovulação é o momento do ciclo em que você está mais fértil. Se você estiver evitando a gravidez, não confunda o sangramento da ovulação com o sangramento menstrual!
O sangramento de nidação para mulheres que querem engravidar Por essa razão, ele é muito aguardado pelas mulheres que estão tentando engravidar. Sua aparição indica que o processo de fixação provocou a ruptura de pequenos vasos, acarretando na descamação deste tecido. Essa descamação é o sangramento de nidação.
Tentando engravidar: 5 coisas que você pode estar fazendo errado