O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba. Atualmente, estilos como o forró e o baião têm grande destaque nas festas juninas.
Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.
Brincadeiras Juninas
Então capriche no trio de forró. Para dançar, prepare alguns passos como o túnel, roda, bicho-da-seda. Depois é preciso rechear com os elementos tradicionais da festa: escolha uma noiva, um noivo, padre e sinhazinha. Convide os amigos, vizinhos, parentes, enfim, junte uma galera para formar uma quadrilha bem grande.
CARACOL – damas e cavalheiros estão em fila única. ... COROAR DAMAS – os cavalheiros, segurando as mãos uns dos outros, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Ao se abaixar os braços as damas serão enlaçadas pela cintura. Mantendo esta posição os casais se deslocam para o lado que o marcador comandar.
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
Norte: O ritmo que comanda a festa na região é o carimbó; uma dança típica local. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi. Na culinária, tem o vatapá, cuscuz, mingau de milho, caruru, maniçoba e o tacacá.
Na região norte a festa tradicional, como é mais conhecida e representada, com bandeirinhas, balões e quadrilhas dividem o espaço com a festa do Boi-Bumbá.
Oktoberfest Blumenau
Eventos em Indaial e Região no mês de janeiro: