A classe burguesa contribuiu para a formação dos Estados Nacionais por ter apoiado o projeto de centralização dos monarcas, com recursos financeiros e apoio político, já que a burguesia era uma classe com poder econômico em ascensão.
O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal.
Resposta: A peste negra contribuiu para a formação dos estados nacionais europeus, pois a doença foi um dos fatores que levou a crise do feudalismo, que acabou com o sistema de organização feudal e deu mais poder aos reis.
A propagação da doença, inicialmente, deu-se por meio de ratos e, principalmente, pulgas infectados com o bacilo, que acabava sendo transmitido às pessoas quando essas eram picadas pelas pulgas – em cujo sistema digestivo a bactéria da peste multiplicava-se. ... Milhares de judeus foram mortos durante a eclosão da peste.
O declínio do Feudalismo Diversos outros fatores contribuíram para o fim do Feudalismo. No século XIV, a Peste Negra matou milhões de pessoas na Europa. As Cruzadas intensificaram o comércio. As comercializações de produtos com o Oriente, a partir da abertura do mar mediterrâneo, aumentou as rotas comerciais.
Resposta. Resposta: O moderno estado inglês em Portugal, Espanha e França foi formado por meio de uma aliança entre a alta nobreza e a alta burguesia, sem um movimento popular revolucionário que estabelecesse este poder.
A burguesia estava interessada na centralização do poder nas mãos do rei e com o crescimento do comércio, mais lucros vinham, o lucro era um de seus interesses.
Resposta: os privilegios da nobreza eram nn pagar impostos receber rendas e prestação de serviços dos camponeses. Os privilegios do clero eram acumular grande riqueza, propietaria de terras e imoveis.
Para os monarcas seria interessante, pois a burguesia seria a financiadora das expedições. Para a burguesia, seria a ampliação do mercado consumidor.
Resposta: Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Cada um desses grupos era movido por interesses próprios. Muitas vezes, esses interesses eram convergentes; outras vezes, radicalmente opostos.
Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero. A melhor definição para clero seria “aqueles que fazem a intermediação entre os homens e Deus”.