Jeito de brincar Um grupo é a polícia, o outro são os ladrões. Eles se escondem e a polícia deve capturá-los em um tempo combinado no início da brincadeira. Se a polícia conseguir prender os ladrões no tempo estabelecido, ela ganha. Caso contrário, os ladrões são os vencedores.
Jeito de brincar Um grupo forma um círculo e cada jogador sorteia um papel. Em um dos papéis está escrito "assassino" e, em outro, "detetive". Nos demais, está escrito "vítima". A função do assassino é matar todas as vítimas dando uma piscada para elas, de forma que o detetive não perceba.
Como brincar As crianças devem decidir a ordem dos jogadores. Cada jogador, ao chegar à sua vez, se coloca na frente do diagrama, e atira a pedra na casa número 1, salta sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo essa sequência até ao 10.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.