Alemanha se reergueu mais rápido, mas foi ultrapassada pelo Japão. Os dois países derrotados na Segunda Guerra (1939-1945) se reergueram graças a fatores econômicos, políticos e até culturais. Ao contrário do que muita gente pensa, as economias alemã e japonesa não ficaram completamente arrasadas após a guerra.
Com o estouro da Guerra Fria e a guerra político-ideológica entre norte-americanos e soviéticos, a Alemanha dividiu-se em duas nações. Do lado capitalista, formou-se a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, e do lado comunista, formou-se a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental.
Em 1945, o último bastião da resistência nazista na Alemanha entrou em colapso, o III Reich deixou de existir e o país ficou sob o controle militar dos Aliados. Pudera: os Aliados haviam mantido intacto praticamente todo o sistema de controle econômico dos nazistas. ...
Por exemplo, por causa de sua forte dependência da indústria exportadora, a economia alemã é muito suscetível a crises externas. Isso afeta não apenas o setor bancário, que na esteira da crise financeira global chegou à beira do desastre e teve que ser socorrido pelo Estado, mas a economia real também.
Sendo o país mais rico da Europa e a quarta maior economia do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão, a Alemanha possui uma economia bastante diversificada, sendo o terceiro país do mundo que mais exporta, atrás da China e dos Estados Unidos.