A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma.
Alguns especialistas apontam que a presença de partículas sólidas responsáveis pela turbidez pode “proteger” determinados micro-organismos, facilitando a sua proliferação. E ainda águas túrbidas podem estimular o crescimento desses micro-organismos, alterando as propriedades organolépticas da água para consumo.
A Sabesp controla a qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis por meio de coletas sistemáticas de amostras e realização de ensaios laboratoriais, em atendimento à portaria do Ministério da Saúde.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Conheça os alimentos que ajudam a equilibrar o pH da boca e a reduzir a cárie
É ela a responsável por diminuir a acidez bucal, o que evita a proliferação de micro-organismos patogênicos que necessitam de um pH específico para viver. Assim, a saliva impede a desmineralização das estruturas dentárias, que pode levar ao aparecimento de cáries.
A saliva ácida é aquela que apresenta um pH abaixo de 4,5. Isso significa que ela contém uma concentração muito alta de ácido lático, produto decorrente da fermentação dos resíduos alimentares. Pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico também podem apresentar alterações no pH da saliva.
Colete a saliva em uma colher ou um pouco de urina em um recipiente. Mergulhe a tira no líquido por 3 segundos. Mova a tira rapidamente para retirar o excesso. Aguarde 15 segundos para a leitura do teste.