Como o poliedro possui 1 face hexagonal e 6 faces triangulares, então o mesmo possui um total de 1 + 6 = 7 faces. Assim, F = 7. Portanto, o poliedro possui 7 vértices.
32
Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas. Hexaedro: sólido geométrico formado por 8 vértices, 6 faces quadrangulares e 12 arestas. Octaedro: sólido geométrico formado por 6 vértices, 8 faces triangulares e 12 arestas.
Resposta. Esse poliedro tem 11 faces.
F = Faces. Portanto, o referido poliedro de 20 vértices, 30 arestas tem 12 faces.
Resposta. F = 11 (dividindo membro a membro por dois).
Relação de Euler
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.
A relação de Euler é usada para relacionar o número de faces, vértices e arestas de poliedros convexos. Assim, ela pode facilitar a contagem desses elementos. Não pare agora... ... Nessa fórmula, V = número de vértices, A = número de arestas e F = número de faces.
D = √(b² + l² + h²), onde D = medida da diagonal, b = medida da base, l = medida da largura e h = medida da altura. O cubo é um caso especial de paralelepípedo onde as medidas da base, largura e altura são iguais. Por isso, chamaremos essas medidas de l = medida do lado ou aresta do cubo.