Entre o tecido epitelial e o conjuntivo existe uma estrutura denominada lâmina basal, ou membrana basal visível. ... A lâmina basal separa e prende o epitélio ao tecido conjuntivo subjacente. É formada principalmente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas.
Lâmina basal possui a função de prender o epitélio ao tecido conjuntivo adjacente, permitindo a passagem de diversas moléculas. Ela se localiza nas extensões nervosas do ânus.
Conjunto formado pelo epitélio e pelo tecido conjuntivo que recobre internamente a superfície úmida de órgãos ocos do trato digestivo, do aparelho respiratório e do sistema uro-genital. O tecido conjuntivo das membranas mucosas é geralmente denominado lâmina própria.
A membrana basal é constituída pelas lâminas basal e reticular. A lâmina basal é uma camada de matriz extracelular em contato direto com as células epiteliais. É composta por laminina, colágeno IV, entactina e pro-teoglicanas. Já a lâmina reticular é composta por fibras colágenas contínuas com o tecido conectivo.
Já para membrana basal, consideraremos a camada formada pela fusão de duas lâminas basais ou associação da lâmina basal com a lâmina reticular, tornando-se assim visível ao microscópio óptico na coloração de PAS.
Significado de neuroepitélio [Biologia] Camada superficial de células especializadas para um órgão sensorial.
Tecido constituído por células justapostas em uma ou mais camadas e que reveste toda a pele e todas as mucosas. Primitivamente dava-se esta designação à epiderme do mamilo. Epitélio em que as células têm cílios vibráteis nas suas extremidades.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
As lâminas basal e reticular mantêm-se unidas pela fibronectina, uma glicoproteína de adesão; pelas fibrilas de ancoragem, de colágeno do tipo VII, e pelas microfibrilas, formadas pela glicoproteína fibrilina. Essas substâncias também são secretadas pelas células do conjuntivo.
Os epitélios também são classificados quanto à forma das células:
Tecido epitelial
Classificação do tecido epitelial
Em relação ao formato das células, elas são classificadas em: - Pavimentosas ou escamosas: as células são achatadas como escamas; - Cúbicas: quando as células têm forma de cubos; - Prismático cilíndrico ou colunar: células são alongadas em forma de colunas.
As Células Poliédricas são aquelas que possuem um formato espacial. Assim como ospoliedros (sólidos geométricos) são compostas por faces, arestas e vértices em número finito, mas variavel.
As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco.
Células polarizadas são aquelas que possuem um meio interno negativo e outro meio externo positivo devido a uma diferença de concentração de íons. Exemplo: neurônios. As glândulas exócrinas são responsáveis por eliminar secreções do nosso corpo. Exemplos: glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, glândulasmamárias.
As células caliciformes são um grande exemplo de células polarizadas. o meio externo ou lúmen do órgão é chamada de membrana apical ou porção apical. Por fim, as regiões das células que estão em contato com as células vizinhas são conhecidas como membrana lateral ou porção lateral.
as microvilosidades são denominadas planura estriada (nas células com origem a partir do endoderme) ou "borda em escova" (nas células de origem mesodérmica). A ponta da microvilosidade é constituida por substância amorfa, onde está imerso a extremidade (+) da actina, e a extremidade (-) está conectada ao córtex.
A porção voltada para o tecido conjuntivo recebe o nome de porção ou polo basal, enquanto a parte voltada para o lúmen é denominado polo ou porção apical, quando as células encontram-se lateralmente organizadas, a região de contato entre uma célula e outra é conhecido como região lateral.
Os meristemas apicais estão localizados no ápice do eixo vegetal (raiz e caule) bem como de todas as suas ramificações. O meristema apical caulinar está situado entre os dois cotilédones (nas Dicotiledôneas) e é formado por uma plúmula rudimentar ou diferenciada.
Características. Os tecidos epiteliais são polarizados, isso significa que possuem um lado voltado para fora do órgão (superfície apical) e o outro voltado para o lado interno (superfície basal).
No pólo apical de certas células epiteliais podem existir diferenciações relacionadas à função que os epitélios desempenham. As principais diferenciações são os cílios e os microvilos (ou microvilosidades). Os epitélios que apresentam células ciliadas são genericamente chamados epitélios ciliados.
Nas células epiteliais que revestem o trato respiratório humano, uns números gigantescos de cílios (109/cm2 ou mais) limpam as camadas de muco contendo partículas de poeira e células mortas em direção à boca onde serão engolidas ou eliminadas.
A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozóide.
Cílios e flagelos são estruturas celulares móveis com características semelhantes que podem ser encontrados tanto em organismos unicelulares, como protozoários, quanto em células de organismos multicelulares, como nos espermatozoides.