Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 3 tipos de gametas diferentes. Um indivíduo com genótipo AaBb produz os gametas a e b.
Quando se deseja calcular o número de gametas que um indivíduo produz, utiliza-se a fórmula 2 elevado a n, em que n representa o número de pares de genes híbridos (heterozigóticos) existentes no genótipo.
Para descobrir o número de genótipos possíveis, você já sabe que devemos calcular 3n, onde n corresponde ao número de caracteres. Nesse caso, temos 3 pares de alelos, que, de acordo com a segunda lei de Mendel, condicionam 3 caracteres; assim, teremos 33 = 27 genótipos possíveis.
Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.
Como dito anteriormente, o fenótipo nada mais é que a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. Diante disso, podemos dizer que o fenótipo é a expressão do genótipo.
Para determinar os gametas de um determinado indivíduo, combine de todas as formas possíveis os genes de um caráter com os genes do outro caráter que está sendo analisado em conjunto. n = número de heterozigotos ou híbridos existentes no genótipo. Exemplos: a) VVRr : 2n = 2¹ = 2 gametas diferentes ( VR e Vr).
A segunda lei de Mendel envolve dois, três ou mais caracteres, denominando-se diibridismo, triibridismo e poliibridismo. Considerando a lei da segregação independente o genótipo AaBb irá gerar quatro gametas diferentes, sendo eles: AB, Ab, aB e ab.
O acompanhamento simultâneo de dois pares de genes alelos se chama diibridismo. As sementes amarelas e lisas têm genótipo VVRR e só possuem a possibilidade de formar gametas VR.
A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas.
Tem mais depois da publicidade ;) O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo.
Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.
o genotipo de um individuo albino é homozigoto recessivo. ... Ex: aa (recessivo),Aa (dominante).
O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.
Favorito de Lumena, o termo “fenótipo” diz respeito ao conjunto de características que expressa o genótipo de uma pessoa (conjunto de genes de um indivíduo), somadas às interações com o ambiente.
Fenotipicamente. ... A palavra vem de "fenótipo", um conceito adotado da genética, e diz respeito a um conjunto de características que podem ser observadas em um indivíduo.
Lumena: Significa “eu sou amada”; “amada fortemente”; “luminosa”, “portadora de luz”, “aquela que ajuda a dar à luz”; "luz" ou "luzes".
Lumena usa a expressão como o trabalho que exerce fora da casa. “Tenho meus corres”, costuma dizer. Fazer um corre, significa estar correndo atrás de alguma coisa. Tentar resolver algo.