Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo. ... Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram em 300 e 400 anos, e acabaram transformados em escravos.
Escravidão no Egito Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã.
Tal como o Antigo Israel tinha sido predestinado como povo para serem libertos da escravatura no Egito, agora os judeus estavam predestinados a serem punidos por Deus usando o Império Neobabilónio e, mais uma vez, libertos. Esta experiência coletiva teve efeitos muito importantes na sua religião e cultura.
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
O Livro Sagrado diz que, por volta de 1600 a.C., todos os israelitas deixaram Canaã e foram morar no Egito. ... Tudo ia bem, até que um faraó xenófobo decide acabar com a brincadeira dos imigrantes: transforma todos os israelitas em escravos.
Os judeus foram dominados por diversos povos da Antiguidade, após seu estabelecimento na região da Palestina, no Oriente Médio....Questão 4
Saul
Abraão
O sionismo é também chamado de nacionalismo judaico e historicamente propõe a erradicação da Diáspora Judaica, com o retorno da totalidade dos judeus ao atual Estado de Israel. O movimento defende a manutenção da identidade judaica, opondo-se à assimilação dos judeus pelas sociedades dos países em que viviam.
A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.
Geralmente se atribui o início da primeira diáspora judaica ao ano de 586 a.C., quando Nabucodonosor II — imperador babilônico — invadiu o Reino de Judá, destruindo a Jerusalém e deportando os judeus para a Mesopotâmia.
A diáspora judaica começa com a invasão do exército da Assíria ao reino de Israel em 721 a.C. Muitos hebreus foram subjugados aos valores culturais assírios e deportados para várias regiões do império. Dessa maneira, a Babilônia tornou-se um centro cultural hebreu por mais de mil anos. ...
1948