Eros era filho da deusa do amor, Afrodite, um imortal de beleza inigualável. Já Psiquê, mortal, era uma das três filhas de um rei, todas muito belas, capaz de despertar a admiração de qualquer pessoa, tanto que muitos vinham de longe para apreciá-las. Logo, as duas irmãs de Psiquê casam-se.
Há diversas versões do mito de Eros, porém a mais conhecida é que ele foi fruto da união de Afrodite e Ares. Além dele, o casal teve mais seis filhos: Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Himeros e Pothos.
Os tipos mais conhecidos de amor humano são Ágape, afinidade de ideais espirituais, Eros, atração física e desejo e Philos, afinidade mental e cultural. ... Um ser humano evoluído, iluminado pela consciência e sabedoria tem os três os amores em equilíbrio e desfrutam de forma saudável os prazeres das inter-relações.
Eros (ἔρως érōs): remete à palavra grega moderna “érotas”, com a sua significação de “amor romântico".
Segundo o texto, o amor da sua vida, será sempre seu ponto fraco porém as coisas não darão certo para vocês ficarem juntos; e o amor para sua vida é aquele em que tudo daria certo. ... Nesse sentido o amor romântico, de certa forma, adoece e paralisa às pessoas.
Recentemente, o site cosmoenespanol.com publicou uma matéria mostrando que, ao longo de nossa vida, só somos capazes de amar três pessoas verdadeiramente, sendo que amaremos cada uma delas de forma distinta.