Centúria era uma unidade de infantaria do exército romano, que constituía as coortes romanas, que continha oitenta legionários, correspondendo a dez contubérnios (a unidade mínima do exército romano, constando de oito soldados a dez).
A primeira dessas unidades teve a sua base em Roma, e foi conhecida como guarda pretoriana. ... Enquanto as legiões republicanas foram recrutadas mediante levas sobre os cidadãos romanos aptos para a escolha, as legiões imperiais foram recrutadas somente com voluntários.
A vestimenta tradicional usada pelos homens romanos era a toga (espécie de manto). Geralmente feita de lã de cabra e linho, ela costumava ser branca ou bege. Tinha mangas, formato amplo e era usada trançada sobre o corpo.
O escudo do soldado romano era feito de duas camadas de madeira, revestidas com linho e couro, e envolvidas com ferro, dessa forma o protegia no combate protegendo dos dardos e das espadas. Na nossa armadura espiritual o escudo que nos protege é a fé. ... O capacete era “a parte mais ornamental da armadura primitiva”.
O salário é realmente um dos principais motivos para o alistamento. Kristian, um legionário venezuelano, conta que seu salário base é de 1.