A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Renata Rauber também reconhece essa valorização e informa que a recicladora chega a pagar entre R$ 0,60 a R$ 2,00 por tampinha, dependendo de fatores como tipo de plástico, estado das tampinhas e separação por cor.
Tampinha Legal O programa incentiva as pessoas a recolher todo tipo de tampa plástica e depois doa o dinheiro obtido com a venda do material a diversas entidades assistenciais (como ONGs e Apaes).
O Tampinha Legal tem o objetivo de mobilizar a sociedade a dar o destino adequado aos resíduos plásticos (veja infográfico abaixo).
O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas. Propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomenta da coleta de tampas de plástico em prol das entidades assistenciais partipantes.
Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.
Atualmente podemos encontrar pontos de coleta em hospitais, órgãos púbicos, escolas, comércio e empresas. Quem tiver interesse de conhecer mais sobre o projeto e de como podem ser realizadas as doações, pode entrar em contato com os organizadores da campanha por meio do número (82) que é Whatsapp.