O Brasil agora tem 14 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, nove em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro.
Guia Michelin anuncia os restaurantes estrelados em SP e Rio em 2020
A mais alta honraria da gastronomia francesa, no Brasil Foi nesse ano que o chef conquistou sua primeira estrela Michelin. Hoje, Jacquin está no comando dos restaurantes Duke Bistrot, La Brasserie, Le Bife, Tartar&Co, La Cocotte Bistrot, La Brasserie de La Mer e Président e presta consultoria para outras operações.
A estrela Michelin O restaurante pode receber de zero a três estrelas, com base nos seguintes critérios: qualidade dos ingredientes, domínio do sabor e técnica culinária, personalidade do chef na culinária, valor pelo dinheiro e consistência entre as visitas.
Quais são os critérios para um restaurante ter estrelas Michelin?
Uma estrela: Um restaurante muito bom na sua categoria, oferecendo cozinha preparada para um padrão consistente e alto. A visitar, se estiver por perto. Duas estrelas: Um restaurante com uma excelente cozinha e pratos cuidadosamente elaborados, de excelente qualidade.
É o guia de referência de hotéis e restaurantes. Impresso com o máximo sigilo e com tiragem desconhecida, este guia é o mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes, classificando-os com estrelas (de 1 a 3) e que representam o sonho ou o pesadelo de qualquer chef.
Em 1926, o guia começou a conceder as estrelas aos restaurantes em destaque, inicialmente marcando-os apenas com uma única estrela. Cinco anos depois, uma hierarquia de zero, uma, duas e três estrelas foi introduzida e, em 1936, os critérios para os rankings estrelados foram publicados.
Mas é inegável que Gordon Ramsay não conseguiu fama e fortuna à toa: seu restaurante principal (flagship do império), na Royal Hospital Road, continua mantendo suas 3 estrelas do guia Michelin e é um dos melhores restaurantes de Londres (e mais caros também!).
54 anos (8 de novembro de 1966)