Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O narrador observador apenas olha os fatos, não participa das ações, por isso a sua narração está na terceira pessoa do singular. ... E por fim, o narrador onisciente é aquele que conhece toda a trama, os personagens, narra em terceira pessoa.
A narração feita por um narrador que não participa dos fatos, mas que os observa, é denominada de Narração em 3ª pessoa.
Em uma narrativa que utiliza a terceira pessoa, você deve contar uma história em que se refira a seus personagens como "ele" e/ou "eles".
Primeira pessoa (“eu” e “nós”). Limita o leitor à perspectiva de apenas uma personagem. O objetivo deste ponto de vista é fazer com que a história soe de forma mais intensa e pessoal; Terceira pessoa (“ele”, “ela” e “eles”).
Por exemplo, em vez de escrever “Eu fiquei triste por tê-la perdido como uma amiga”, escreva “A tristeza encheu meu coração quando percebi que estava perdendo-a como amiga”. Você também pode simplesmente remover o “eu pensei” ou “eu vi” em uma frase para deixar a perspectiva de primeira pessoa mais forte.
Na narração em primeira pessoa, o personagem fica mais próximo do leitor. O narrador participa da história e, portanto, narra as suas experiências, suas emoções, seus medos e suas indecisões. Desse modo, fica mais fácil criar uma empatia com o personagem.
Frases-modelo para iniciar a conclusão