Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O estudo das regras que compõem cada método é fundamental para que o concursando consiga resolver as questões sobre o assunto.
A importância da Arquivologia para o armazenamento de documentos. O arquivo de uma instituição (museu, biblioteca, igreja,empresa, família etc.), funciona como guardião dos documentos ali presentes, estes por sua vez repletos de informações registradas.
A Arquivologia é uma Ciência e disciplina que objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos.
três idades do arquivo A gestão de documentos conta com procedimentos bem definidos para todas as etapas do ciclo de vida dos documentos, que envolve as idades do arquivo, sendo elas: corrente, intermediária e permanente.
Assim, são apresen- tadas as representações das três fases do arquivamento por que passam os documentos (corrente, intermediária e permanente) e a do ciclo vital de documentos proposta por James Rhoads (1989) (nascimento, vida ativa/ produtiva, morte ou destruição, e reencarnação).
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.
A seguir, dois possíveis critérios poderão ser adotados nos planos de classificação para sua elaboração: o funcional e o estrutural. O primeiro corresponde às funções15 de uma entidade coletiva, sendo o procedimento tradicionalmente mais usado nos arquivos.
Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”.
DESTINAÇÃO - decisão com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. ... ELIMINAÇÃO – destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente (para guarda permanente). Também chamada expurgo de documentos.
substantivo feminino Ato de destinar. Aquilo a que uma coisa é destinada. Lugar ao qual se dirige uma pessoa, uma coisa; destino.
O princípio básico na Gestão de Documentos é o Princípio da Proveniência – que também é chamado de Princípio de Respeito aos Fundos -, que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações, ou seja, evitar o desmembramento da documentação que trata de determinado assunto (Exemplo ...
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Como fazer uma gestão de documentos eficiente
O objetivo da gestão de documentos é: Possibilitar a produção, administração, controle e manutenção, economia e eficiência, logo, além de facilitar na fase de elaboração, arquivamento e gerenciamento, uma boa gestão de documentos traz economia sustentável e redução de tempo.
A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos que permite a organização e o armazenamento adequado de documentos de maneira eficiente, segura e inteligente, possibilitando a localização rápida e o descarte no momento determinado pela legislação vigente.
A gestão documental pode ser definida como o conjunto de processos que garantem a produção, armazenamento e o uso correto de todos os documentos de uma empresa. ... De maneira resumida, a gestão documental tem o objetivo de realizar o gerenciamento de informações relevantes, permitindo o bom funcionamento da empresa.
Redução de custos Por trazer agilidade, a gestão de documentos também amplia a produtividade dos times de uma forma geral. A organização contribui para que tudo seja encontrado facilmente e evita erros e retrabalhos.