Cozinhe de 4,5 kg a 6,8 kg de feijão para servir 100 pessoas.
Como eu posso calcular e quais as quantidades preciso comprar pra todo ? Arroz : Calcule 50gr por pessoa. Quando o arroz é cozido ele triplica de tamanho e peso.
Calcular feijoada para 200 pessoas Por norma, deverá calcular 50 gramas de feijão e 300 gramas de carnes para cada convidado. De maneira a ninguém passar fome mas que também não chegue ao fim e fique com metade da panela com sobras.
Se você for utilizar o feijão como acompanhamento, 1/3 xícara (chá) de feijão cru por pessoa é uma boa quantidade. Mas se você for utilizar o feijão como prato principal, 1 xícara (chá) de feijão cru por pessoa dá conta do recado!
120 g
Arroz - como acompanhamento, calcule em média ½ xícara de chá de arroz cru para duas pessoa. Feijão - como acompanhamento, meça ½ xícara de chá de feijão (ainda cru) por duas pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é a mesma.
Se você escolheu preparar massas sem recheio, como o espaguete, calcule de 100 gramas a 150 gramas da massa crua. Se você quiser servir algum acompanhamento como frango ou carne vermelha, a porção da massa pode ser reduzida de quantidade para aproximadamente 60 gramas a 90 gramas por pessoa.
Cálculo para Churrasco
Apoie a ponta do dedo indicador na ponta do dedo do polegar, agora basta colocar nesse espaço o máximo de macarrão (cru) que couber. Simples, né não? Claro que se você tem alguém que come bastante na sua casa, isso pode variar. Também varia o tamanho da mão.
Se for servir massas sem recheio, como o espaguete ou o fusili, calcule de 100g a 150g de massa crua por pessoa. Isso se pretende servir somente a massa, como um bom macarrão aos domingos.
Olha, geralmente é possível fazer até 6 marmitex com um pacote de 500g de macarrão. Entretanto, essa medida pode mudar de acordo com o tipo de macarrão. Existem alguns tipos que crescem mais na hora de cozinhar. Logo, ocupam um espaço maior na hora de colocar na marmita.
Marmita Normal - arroz (200g), feijão (200g), macarrão (300g), carne (150g), legumes ou outros (150g); é usual colocar macarrão + arroz e feijão e aqui estou considerando 150g de massa e 150g de molho.
Arroz. Calcule 1 xícara de arroz cru (200 g) para a confecção de 4 quentinhas pequenas. Logo, um saco de 2 kg de arroz cru rende 40 marmitas pequenas. Caso a ideia seja fazer quentinhas maiores, o planejamento deve ser diferente: calcule ½ xícara de arroz cru (100 g) para a confecção de apenas uma quentinha grande.
Lembre que o custo não está apenas na comida que você colocou na marmita. Calcule também o valor do recipiente mais 30%, que equivale aos temperados usados, gás, óleo e mão de obra. Após somar o custo dos alimentos, materiais e mão de obra, você vai precisar calcular o valor do seu lucro.
Mas o consumidor tem de tomar cuidado, já que o preço do marmitex pode variar até 118%, dependendo do tamanho do prato e onde ele é comprado. Em 15 restaurantes consultados pelo G1, o preço da marmita vai de R$ 5,50 (a mini) e pode chegar até R$ 12 (a grande).
A margem de lucro para vender marmitex costuma ficar na faixa dos 25% para quem trabalha com um ponto alugado, tem funcionários e uma estrutura para manter. Já quem vende marmitas em casa, o lucro pode chegar até 40% do valor faturado. Isso porque quem trabalha em casa terá custos muito pequenos para funcionar.
Sendo assim, você precisará compreender qual é a quantidade mínima e máxima que uma pessoa come de cada ingrediente. De acordo com estudos de nutricionistas, 50g de arroz, que equivale a 2 ou 3 cochas e 100g de feijão, que equivale a 2 conchas bem cheias, são suficientes para um marmitex médio.