É ao enxergar esse sistema integrado que se tem ideia do tamanho da rede sobre trilhos em São Paulo, com quase 380 km de extensão, dos quais 90% estão dentro da região metropolitana.
Lista
São Paulo é campeã em extensão, mas perde de metrópoles estrangeiras. Buenos Aires, com 3 vezes menos habitantes, tem mais estações. E a Cidade do México tem quase 3 vezes mais quilômetros. Proporcionalmente, a cidade com mais metrô no país é Recife.
São Paulo começou a construir a sua linha em 1974. Hoje tem 68 quilômetros para uma população de 11 milhões de pessoas. Menor que São Paulo, somente o metrô de Buenos Aires, com 60 quilômetros de extensão.
Sistemas em atividade
Confira a lista dos 10 maiores sistemas de metrô do mundo e qual o maior metrô do mundo:
465
O segundo metrô mais usado do mundo é também um dos mais lindos. Quase sete milhões de pessoas usam o metrô de Moscou todos os dias, atravessando seus 305 quilômetros de túneis que chegam a atingir até 84 metros de profundidade.
O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.
A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway, hoje o ponto seminal do metrô de Londres. As vias da cidade sofriam com uma terrível superlotação e as ferrovias só atingiam as áreas periféricas, graças a uma Comissão Real de 1846, que proibia linhas ferroviárias na área central.
O metrô evoluiu a partir do primeiro sistema ferroviário que veio a existir, que foram as ferrovias dos antigos trens, isto é, os trens comuns e antigos que eram movidos pelos motores à vapor; de modo que com o avanço da tecnologia foi possível a criação do metrô no ano de 1863.
energia elétrica