Abrasão é o desgaste patológico do dente, através de forças mecânicas não relacionadas com a oclusão e mastigação1,2, como por exemplo, a utilização de escovas com cerdas duras; o uso de dentifrícios abrasivos1,2; o uso incorreto de palitos e instrumentos de sopro; e raspagem e curetagem periodontal1.
A abfração é a perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes por forças tencionais e compressivas secundária à flexão do dente por excesso de carga oclusal que quando aplicada excentricamente ao dente, a tensão se concentra no fulcro cervical, levando à inclinação que pode produzir rompimento nas ligações ...
A principal causa da abfração pode ser atribuída a uma sobrecarga oclusal (má- oclusão) que na maioria das vezes causa uma flexão do dente no limite amelocementário4. A abfração mostra uma maior incidência nos dentes inferiores e isso pode ser justificado por seu diâmetro na cervical5.
A atrição é um processo fisiológico e natural, onde ocorre o desgaste da estrutura dentária em V na região incisal de dentes anteriores. A principal causa para isso é o contato entre os elementos dentários, principalmente durante o ato da mastigação.
Segundo Márcio, a lesão reversível, a pulpite, pode ser causada por um trauma dentário, hipersensibilidade, cárie, problemas periodontais, assim como as lesões irreversíveis, que também podem ser causadas por esses agentes. Entretanto, a lesão infecciosa é aquela causada pela bactéria.
Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
O dente sem restauração fica mais frágil e susceptível à quebrar. Alem disso a dentina exposta causa sensibilidade e dor. "Também pode haver formação de cárie, levando à um quadro de inflação pulpar sendo necessário até o tratamento de canal", atentou.
Veja como clarear os dentes em casa:
Basta iniciar o clareamento dental para que logo apareçam áreas de grande contraste entre dentes clareados e resinas amareladas e escurecidas.