Pode ser petrarquiano, inglês ou estrambótico Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos.
O esquema rímico desta estrofe é assim abbaacc, porque o 1.º verso rima com o 4.º e o 5.º, o 2.º com o 3.º e o 6.º com o 7.º. Quanto à combinação de rimas, o esquema abba corresponde a rimas opostas; se é aabb, trata-se de rimas emparelhadas; abab a rimas alternadas; o das rimas encadeadas é aba-bcb-cdc etc.
O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
Resposta: O vento simboliza, desse modo, a energia que daria ensejo a uma superação das limitações da condição humana, encaminhando-a para a totali- dade, o eterno, como parece ademais sugerir o mesmo Tasso da Silveira, na passagem transcrita.
Significado de Vento substantivo masculino Ar em movimento, que se desloca de uma zona de altas pressões para uma zona de baixas pressões. Ar mecanicamente agitado: fazer vento com o leque. Atmosfera, ar.
Resposta. Resposta: Aliteração (repetição da consoante "s").
15 – Nos três primeiros versos – “O vento varria as folhas, / O vento varria os frutos, / O vento varria as flores...” –, a semelhança sonora das palavras: ... 16 – Pode-se afirmar que “Canção do vento e da minha vida” é um poema porque: a) Está estruturado em frases e parágrafos repetidos.
O poema fala de modo muito vivo de um elemento da natureza: o vento. ... O eu lírico do poema apresenta suas inúmeras impressões sobre o vento, tornando-o um personagem em constante transformação.
A) A passagem do vento indica uma Metáfora do Tempo. ... No texto a palavra vento tem o sentido de Tempo. Que o tempo ia passando e levando com ele coisas do eu lírico. C) O poema está composto por quatro sextilha, com a primeira tendo 6 versos, a segunda tendo 5 versos, a terceira tendo 7 versos e a última tendo 6 versos.
As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.