Quadrantes dos círculos O círculo trigonométrico é dividido em quatro partes iguais: 1º, 2º, 3º e 4º quadrantes. São definidos no sentido anti-horário e cortados pelos pontos cartesianos X e Y. O centro do círculo fica no ponto zero do plano cartesiano (0,0) e tem raio igual a 1.
O Círculo Trigonométrico, também chamado de Ciclo ou Circunferência Trigonométrica, é uma representação gráfica que auxilia no cálculo das razões trigonométricas.
Por que a circunferencia trigonométrica tem raio 1? ... Como todas as linhas trigonométricas são quocientes entre duas medidas, o valor de cada uma delas se mantém inalterado quando elas passam de uma unidade para outra. Por isso não faz mal convencionar r=1.
Seno e co-seno no círculo trigonométrico
Tabela Trigonométrica e Ângulos Notáveis
Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.
Radiano é o nome dado à medida do arco de uma circunferência de raio r, quando tal arco também mede r, e pode ser relacionado ao ângulo central desse arco. A medida de um ângulo é dada em graus e representada por um número seguido do símbolo “°”.
Para medir ângulos e arco de circunferência utilizamos o grau como unidade de medida. ... Dizemos que a medida do arco é igual a 1 radiano ou seja 1 rad. Assim, podemos definir um radiano como sendo um arco onde a sua medida é a mesma do raio da circunferência que contém o arco.