Nenhuma vacina possui 100% de eficácia, por isso é importante sempre manter outras medidas de proteção.
A vacina protege por cerca de 1 ano e deve ser renovada anualmente, pois a CEPA da vacina sempre muda.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) informou hoje que o prazo de validade da vacina contra a influenza A (H1N1) foi reduzido de 18 meses para seis meses.
3 a 7 dias na maioria dos casos, mas em 1/4 dos pacientes, a doença persiste por até 14 dias. 2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem durar semanas para desaparecer. Inicia-se 12 a 24 horas após o primeiro contato com o vírus, mas o pico ocorre entre o 2º e 4º dias de sintomas.
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
A gripe, assim como qualquer outra virose, é eliminada por meio da atuação das células de defesa do sistema imunológico. Dependendo do estado e da gravidade da doença, é possível que o organismo sozinho consiga eliminar o vírus em alguns dias do corpo.
A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias. Ela ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza. Resfriado e gripe são enfermidades distintas: os resfriados são causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentação diferente.
Após o contágio, vem a fase da instalação do vírus no corpo. Normalmente, ocorre no trato respiratório superior, o que contempla nariz, faringe e laringe, ou na traqueia. "Nessas regiões, o microorganismo encontra melhores condições de sobrevivência e, consequentemente, multiplicação.
Durante o processo da gripe, o vírus 'procura' por células para se hospedar e se reproduzir. Esta reprodução acontece quando o mesmo se fixa e penetra na membrana da célula. Por meio do material genético (RNA) há a multiplicação dos vírus nos núcleos das células do hospedeiro.
O vírus da gripe espanhola tinha a capacidade de afetar vários sistemas do organismo, ou seja, podia causar sintomas ao atingir os sistemas respiratório, nervoso, digestivo, renal ou circulatório.
Doenças de Transmissão Respiratória
Verificado por especialistas Podemos afirmar que o resfriado a gripe e a pneumonia afetam o sistema respiratório pelo fato de que destroem a mucosa das vias respiratórias.
Os sintomas do resfriado são similares aos da gripe, mas mais brandos e com tempo de duração mais curto, cerca de 2 a 4 dias. A principal diferença entre o resfriado e a gripe, no que diz respeito aos sintomas, é que, na gripe, observa-se febre alta, o que não é comum no resfriado.
O resfriado dura em torno de uma semana O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns,. Diferentemente da gripe, que pode se prolongar por mais tempo.
A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente:
Olá. Anatomicamente, os pulmões fica "no meio" do corpo, protegidos por ossos do tórax chamados "costelas".