3,5 metros
Siga para conhecer o passo a passo e plantar maracujá com sucesso!
Durante todo o ano pode-se plantar maracujá, mas o período ideal de plantio é no começo da primavera por causa da disponibilidade de água no solo e quando a temperatura começa a subir.
Se houver uma desidratação inicial, a planta pode se recuperar, desde que o coleto (região de transição das raízes com o caule) não tenha sido danificado e desenvolvido doenças. Antes e depois do transplante, no entanto, o solo deve ser irrigado adequadamente.
A Podridão-do-Colo é uma doença causada pelo fungo Phytophthora cinnamomi que ataca a região do colo da planta, onde surgem manchas escurecidas e úmidas que, posteriormente, apodrecem, lesionando o cilindro central do caule. As folhas murcham e ficam amarelas.
Para diminuir a quantidade de inóculo e a severidade da doença, recomenda-se a rotação de cultura com plantas não hospedeiras, queima dos restos de cultura quando houver presença do patógeno, utilização de sementes sadias e a não utilização de máquinas e implementos procedentes de áreas infestadas.
Segundo Bruckner et al. (2001), os estiletes encontram-se em posição vertical, logo que a flor se abre. Mas, logo após eles se curvam até que os estigmas fiquem no mesmo nível das anteras. Assim, curvados, os estigmas podem ser tocados pelos insetos polinizadores e retêm os grãos de pólen.
Ainda é importante no local a presença de vespas grandes, chamadas mamangavas, para realizarem a polinização, transportando pólen de uma flor a outra entre plantas diferentes. ... Se os maracujazeiros não forem devidamente polinizados, as flores murcham e caem no dia seguinte.
Resposta. inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. Inicialmente o grão de pólen – gametófito masculino imaturo – é formado pela célula do tubo e a célula geradora.
A passiflora, flor do maracujá cujo nome significa “flor da paixão”, é cheia de benefícios para a saúde. Trata-se de uma planta medicinal, geralmente usada no tratamento de ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Isso se deve a suas propriedades calmantes.
O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.
Flor-de-maracujá Ferva 200 ml de água. Ao desligar o fogo, acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos. Tome duas horas antes de dormir. Obs: Para intensificar as ações do chá, tome um banho quente e relaxante após a ingestão do calmante natural.