Caso a cirurgia seja apenas a fissurectomia propriamente dita, sem esfincterotomia, a cicatrização completa da fissura , caso ocorra, leva em média 50 dias. Há dor, normalmente menor do que na hemorroidectomia.
A cirurgia consiste na remoção da fissura e realização de uma esfincterotomia (pequeno corte no esfíncter anal interno, um dos músculos do canal anal). “Os pacientes com fissura crônica geralmente têm hipertonia (contração involuntária) esfincteriana.
Fissurectomia: trata-se da intervenção cirúrgica para fissuras anais. É realizada em centro cirúrgico e requer cuidados antes da operação. Em média, demora meia hora. O paciente pode retornar para casa no dia seguinte ao da cirurgia.
Preparo para o exame O jejum é de 8 horas para alimentos sólidos e 4 horas para água. É necessária uma consulta prévia com o médico anestesiologista. Recomenda-se que realize a cirurgia com profissional especializado e habilitado (coloproctologista).
Uma fissura anal geralmente cura espontaneamente em quatro a seis semanas. Se isso não acontecer, o tratamento médico ou cirurgia geralmente pode aliviar o desconforto.
Como é feito o tratamento
Como tratar a trombose hemorroidária