1 Answer. A conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou termos semelhantes de uma mesma oração. A preposição também é palavra invariável que relaciona dois termos, só que, nessa relação, um termo completa ou explica o sentido do outro. A preposição não liga orações.
Gramática. As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva.
As vantagens em observar a Lua em relação aos demais objetos do espaço são as seguintes: – A Lua é o astro mais destacado do céu noturno e o segundo objeto astronômico mais brilhante do firmamento; ... Para se ter uma noção mais prática, COPERNICUS tem 96 Km de diâmetro e a Lua tem 3.
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar. Através de um telescópio, podemos apreciar as crateras e planícies lunares e o contraste causado pela sombra da parte escura da Lua sobre essas crateras.
Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno também são visíveis a olho nu (Urano também é visível sob condições espetaculares de observação como um ponto de brilho fraco).
São poucos os astros que podemos observar durante o dia. Usando apenas os olhos podemos ver o Sol, a Lua e muito dificilmente o planeta Vênus - popularmente conhecido como Estrela d´alva. À noite podemos ver a Lua quando não está na fase nova e também um grande número de astros que normalmente chamamos de estrelas.
Durante o dia, vemos o Sol, que é a estrela mais próxima da terra, fonte de luz e calor. A noite podemos ver outros astros, como as estrelas e a Lua, por exemplo. É comum as pessoas pensarem que a Lua sempre será vista somente a noite.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
Ou seja, é possível, sim, ver estrelas tanto na ISS como na superfície da Lua, apesar de o brilho de muitas delas ficar prejudicado pela luz de outros objetos mais próximos, assim como acontece aqui na Terra. Em cidades muito iluminadas, mal vemos estrelas no céu – mas elas estão lá.
Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pelos desenhos e pela observação, apesar de o céu ser o mesmo, não conseguimos ver as estrelas durante o dia porque o Sol é a estrela mais próxima da Terra e sua luz ofusca a luz das estrelas que estão mais afastadas.
Durante a noite as estrelas parecem pontinhos de luz. As estrelas se apagam de dia? Esses acontecimentos são explicados pela existência ou movimento de nuvens e pela rotação da Terra. As estrelas que estão no céu durante a noite só podem ser vistas do outro lado da Terra , enquanto no lugar em que estamos é dia.
Por que a estrela polar não se move durante o ano se a Terra faz o movimento de translação em torno do sol? ... Estando na direção do polo, o movimento diurno do céu, que é consequência da rotação do nosso planeta, não pode ser visto na mesma, ela fica sempre na mesma posição no céu.