O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. O que significa que um inseto é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de uma semana para sair do ovo.
Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.
Coceira intensa. Cócegas e sensação de movimento dos cabelos. Ovos dos piolhos (lêndeas) presentes em fios de cabelo, que podem ser confundidas com caspa, embora não possam ser facilmente removidas para fora do cabelo. Pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e ombros.
A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.
Existe lêndea morta? Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é uma lenda. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo.
4 dicas para acabar com piolho
MITO - Cortar ou raspar o cabelo não trata e nem impede a contaminação, apenas facilita a identificação do parasita. MITO - O piolho não possui a capacidade saltar, voar ou pular de uma cabeça para outra, ele se arrasta.
Os piolhos são transmitidos por meio do contato direto com uma pessoa que os tenha. No caso do piolho da cabeça, você pode adquiri-lo, por exemplo, encostando sua cabeça na de outra pessoa. Além disso, emprestar objetos de uso pessoal também pode garantir a transmissão.
Não há uma idade para ter piolho. Entretanto, a pediculose é mais comum em crianças em idade escolar, em geral, a partir dos 3 anos. No caso dos bebês, os pais precisam tomar cuidado e optar por tratamentos adequados à idade da criança, sempre recomendados pelo pediatra. que o inseto prefira cabelos limpos”, diz.
4 Remédios caseiros para Piolhos
Vinagre é maravilhoso, acaba com os piolhos, lêndeas e caspas, além de dar um super brilho nos fios e deixá-lo mais fácil para pentear!!! Antes de lavar os cabelos, aplique vinagre nos fios e couro cabeludo, deixe uns 20 minutos é o suficiente para matar os piolhos e lêndeas! Aplique sempre que necessário.
Com uso do pente-fino: umectação noturna com azeite de oliva ou óleo de coco, pela manhã creme de pentear e um pouco de água, catação habilidosa + pente-fino, lavagem dos fios e secador bem quente. Lave toda a roupa de cama e toalhas em água quente. Passe com o ferro. Sempre confira se há lêndias ou piolhos restantes.
Passe o condicionador e o pente fino e em seguida seque o cabelo com um secador bem quente. O secador é útil em todas as técnicas já que as lêndeas são bem sensíveis ao calor extremo. Então as que você não conseguir retirar com o pente fino podem ser retiradas com o secador.
Misture um punhado de sal grosso no condicionador. Deixe agir por meia hora e depois passe o pente fino. Lave a cabeça mais de uma vez por dia, passe condicionador e faça a faxina com o pente fino. Com o creme, os piolhos escorregam e saem no pente.
Lave o seu cabelo com uma mistura de vinagre e água morna. O produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas. Misture um copo de vinagre com um copo de água morna, espalhando a mistura por todo o couro cabeludo e cobrindo o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.
A maneira mais simples e eficaz para combater a pediculose é o uso do pente fino tanto para prevenir como para eliminar lêndeas e piolhos explica os especialistas. - Deixe o cabelo limpo, levemente úmido e desembaraçado; - Passar o pente Tira-Tira desde a raiz até as pontas completando a cabeça.
2 - Compre um pente fino e passe uma linha entre os dentes, de um lado ao outro, como se fosse um ziguezague. Lave os cabelos da criança, deixe um pouco do condicionador para deslizar o pente mais facilmente. As lêndeas grudam no fio de linha. Faça esse procedimento por alguns dias seguidos.
Envolva os fios de cabelo no algodão pressionando-os entre os dedos; Puxe lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta e, com a outra mão, segure a base do cabelo para não machucar a criança; Troque sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas.
Azeite de oliva As propriedades desse óleo impede que o oxigênio chegue até os piolhos e lêndeas, que morrem aos poucos. Para utilizá-lo, basta besuntar todo couro cabeludo com o óleo, de forma a criar uma camada generosa; e deixá-lo agindo por um tempo. O bônus dessa receita é que você acaba hidratando os fios também.
O ácido do vinagre é capaz de matar micro-organismos e piolhos e eliminar cheiros causados por fungos e outros contaminantes. Esse ácido também consegue retirar todo o sabão da roupa. Por isso, é usado como amaciante. O vinagre branco também tira o cheiro de potes de plástico.