Daí em diante, as aves botam ovos diariamente por dez meses seguidos, com intervalo de dois meses para a muda de penas. Cada codorna gera de 250 a 300 ovos no primeiro ano, quantidade que diminui no ano seguinte.
Segundo o especialista Pasquale Perrone, para botarem ovos, as codornas não podem ser criadas soltas, ao ar livre. É preciso que as fêmeas não tomem vento direto, ou seja, estejam protegidas e quentinhas. Por isso, o usual, em criações pequenas, é criá-las em gaiolas.
Enquanto as codornas são pequenas e rechonchudas, as perdizes apresentam um tamanho médio com um corpo estilizado. Em relação ao peso corporal, também identificamos uma diferenciação notável. Uma perdiz adulta pode pesar cerca de 450 gramas; enquanto a codorna dificilmente excede 120 ou 130 gramas.
R$ 5,98
Do 1 ao 15 dias de vida, elas comem, em média, 2g e dos 15 dias em diante, 10 a 12g/dia em média. Com 25 dias de idade, as fêmeas devem receber a ração de postura, o mesmo acontecendo com os machos da mesma idade. ... Devemos ressaltar que o consumo médio diário de uma codorna adulta é de 30 a 40 gramas de ração.
Maior parte da alimentação das codornas e outros galináceos consiste em milho moído, grãos (cevada, aveia, centeio e trigo), milhete, sorghum, grãos de aveia, pipoca, sementes de cártamo, sementes de girassol sem casca e sementes de girassol com casca.
As codornas recém-nascidas devem ser privadas de alimento nas primeiras 24 horas de vida. A prática permite que as avezinhas se alimentem apenas de substâncias presentes no saco vitelino tão importantes para a boa imunidade das codorninhas.