A estrutura do pé é formada por 26 ossos que se subdividem em três grupos: falanges, metatarso e tarso.
O navicular acessório é um osso extra localizado na parte interna do pé, logo acima do arco plantar medial, sendo incorporado ao tendão tibial posterior. Muitas pessoas não sabem que apresentam essa condição, pois na maioria dos casos ela não cursa com sintomas.
O osso NAVICULAR está presente no mediopé de todas as pessoas e tem uma grande importância já que é uma conexão entre a parte posterior (retropé) e anterior dos pés. Ele faz sua principal articulação com o tálus, osso do retropé, e recebe inserção muscular através do tendão tibial posterior.
O osso trapézio (ou grande multiangular) é um osso do carpo, no punho. Está situado no lado radial do carpo, entre o escafoide e o primeiro metacarpo.
Um bunion é uma deformidade do osso que causa uma saliência do pé na borda do dedo grande do pé e em sua base na junção metatarsophalangeal. Um bunionette, igualmente conhecido como o bunion do alfaiate, é uma protuberância do osso na borda do outro lado do pé na base do dedo do pé pequeno.
O joanete no pé é uma saliência óssea ou um “osso mais saído que o normal” que pode causar dor mais frequentemente ao caminhar ou quando usa calçado inadequado. É uma deformidade que afeta com maior frequência o primeiro dedo ou “dedo grande do pé”, como veremos adiante.
As pessoas podem aplicar ceratolíticos (agentes que amolecem, soltam e ajudam na descamação da camada superior da pele) nas áreas afetadas. Para evitar as tumefações e ajudar a tratar calos existentes, as pessoas podem utilizar amortecimentos e dispositivos que redistribuam a pressão das áreas afetadas.