Ele não se repete e, desde 1981, possui 17 caracteres, números e letras. A sequência alfanumérica que compõe o chassi, chamada oficialmente número de identificação do veículo (VIN) traz várias informações sobre o automóvel, como seu modelo, onde e quando ele foi produzido.
O primeiro número representa a área geográfica, ou melhor dizendo, o continente. Esse número é seguido do país de origem, que pode ser um número ou letra. Já o terceiro dígito quer dizer qual é a montadora.
Para conseguir essa informação você precisaria ter acesso ao banco de dados SERPRO ou INFOSEG (o INFOSEG usa o banco de dados SERPRO também), que é um banco de dados disponível apenas para servidores públicos da área de segurança pública e justiça.
Através da decomposição dos 17 dígitos do número de chassis, também conhecido como VIN code, podemos descobrir as informações mais relevantes sobre o veículo sem precisar vê-lo pessoalmente. De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito.
O número indica o ano de fabricação (na década) e a *letra, o mês; seguindo esse padrão:
Você sabe que o que vale no mercado, para efeito de cotação de preço, é o ano-modelo e não o ano de fabricação. ... Explico: um carro 2019/2020 e um 2020/2020 terão o mesmo valor daqui dois, três, quatro anos, quando a pessoa que comprar agora for vendê-lo no mercado de usados.
A resposta: deve-se considerar o ano-modelo (no exemplo, 2019), já que na tabela FIPE os veículos são considerados pelo ano-modelo, e não pelo ano de fabricação. Um exemplo: o Volkswagen T-Cross foi lançado no ano de 2019, já como modelo 2020.
A reportagem entrou em contato com a entidade, que confirmou: “os preços da Fipe são em função do ano-modelo”.
* Para contratação de veículos usados, fica limitada a aquisição de bens com até 4 anos, de acordo com análise da Bradesco Consórcios.
5 anos
Veja os veículos que você pode adquirir: • Automóveis: até 09 (nove) anos; • Motos: até 05 (cinco) anos a partir de 310 cilindradas; • Náuticos: (somente novos); Page 2 Após a escolha do bem, é necessário que ele seja avaliado conforme abaixo: • Veículo zero: Não é necessária vistoria; • Veículo usado: Solicitar ...
Ser maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado e comprovar a renda 03 vezes o valor da parcela.
Por sorteio: ocorrem todos os meses, os sorteados poderão receber sua carta de crédito para adquirir seu bem. Por lance: aqueles consorciados que ofertarem o maior percentual de lance (carta de crédito + fundo de reserva + taxa de administração), serão contemplados e poderão adquirir seu bem.
Não se preocupe, segue algumas dicas para você pegar seu bem ou serviço rapidinho.
Se aprovado, em até 48 horas você receberá por e-mail sua carta de crédito e poderá seguir para próxima etapa.
E por fim, para ter mais chances de ser contemplado rapidamente você deve ficar na faixa de 20% a 50% do valor total do bem para dar um bom lance. Mesmo assim, não é garantia de vitória. E há casos em que esse percentual é menor e, novamente, a dica é observar o perfil do seu grupo.
Ainda assim, acredite, existem algumas formas de ser contemplado mais rápido no consórcio....
Se você pretende ter o bem mais rápido, prefira o consórcio de veículos. Há duas formas de ser contemplado em um consórcio: sorteio ou lance. No sorteio, todos os consorciados do seu grupo possuem a mesma chance de serem contemplados. Mas, para ser sorteado, o consorciado não pode estar devendo nenhuma mensalidade.
O lance fixo é representado por uma porcentagem do crédito definida pelo administradora do consórcio. Se mais de um consorciado oferecer este tipo de lance, o desempate leva em conta o número da pedra chave sorteada. O lance livre pode ser oferecido por qualquer consorciado e não possui limite de valor.
Já o lance ocorre por meio do adiantamento de parcelas vincendas do consórcio. Desde que os valores reunidos dos consorciados permitam a compra de uma nova unidade do bem (imóvel ou móvel), é possível que o lance ofertado permita a contemplação de um consorciado.
Neste tipo de lance, a administradora do consórcio é quem irá definir o percentual do lance. Por exemplo, o lance de um consórcio de automóvel deve corresponder a 25% da carta de crédito. Dessa maneira, se o veículo está estimado em R$ 40 mil, o lance poderá ser de R$ 10 mil para todos os participantes.