Planta volúvel, trepadeira. Caule com casca grossa e rugosa. Folhas pecioladas (pecíolos medindo de três a quatro centímetros), hastado-triangulares, de tamanho variável, até 11 cm de comprimento e oito cm de largura, glabras. Possuem pseudo-estípulas de dois cm, reniformes, ondeadas e recurvadas.
Márcia Regina: Cientificamente falando, a milona é realmente uma “planta milagrosa” no sentido de que tem propriedades imunofarmacológicas, tais como anti-inflamatória e imunomoduladora comprovadas, e que consequentemente aliviam os sintomas das doenças inflamatórias agudas e crônicas tais como rinite, asma, bronquite ...
A Valeriana officinalis é indicada como coadjuvante no auxílio da ansiedade, insônia, taquicardia, hipertensão arterial, cefaleias, síndrome do intestino irritável, espasmos gastrintestinais, estresse, asma e broncoespasmos de origem nervosa.
Um excelente remédio natural para asma é o chá de vassourinha-doce devido à sua ação antiasmática e expectorante. No entanto, o xarope de rábano-silvestre e o chá de uxi-amarelo também podem ser usados na asma porque estas plantas medicinais são anti-inflamatórias.
8 maneiras de controlar a asma
Na matéria de hoje vamos falar sobre a aposentadoria por invalidez para quem sofre de asma. A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido pelo INSS, este benefício ampara trabalhadores que não conseguem exercer suas atividades laborais por incapacidade total e permanente.
Dito isso, vamos falar agora para você sobre as doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez:
Para quem sofre desta doença pode ser concedido sim pela aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.
Cerca de 80% das pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear uma crise.
As crises de asma podem durar desde pouco minutos até dias, apresentando perigo se o fluxo de ar ficar muito restrito. Os sintomas variam de uma pessoa para outra, sendo os mais comuns a sensação de aperto no peito, chiado, tosse e falta de ar.
Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito....Os gatilhos mais comuns são:
Como prevenir ataques de asma
O estresse está entre os fatores desencadeantes das crises de asma, doença inflamatória das vias aéreas que, ao provocar o estreitamento dos brônquios (pequenos canais de ar dos pulmões), dificulta a passagem do ar, comprometendo a respiração e tornando-a mais difícil.
A expiração forçada rápida pode causar sibilos inaudíveis e a saturação da oxi-hemoglobina em ar ambiente é > 95%. Em uma crise moderadamente grave, a frequência respiratória também aumenta. Normalmente são usados os músculos respiratórios acessórios.
A crise aguda de asma ou exacerbação aguda da asma é um evento que requer imediata ação tanto por parte do paciente (ou responsável) quanto por parte do médico, de modo a evitar desfechos como hospitalização, internação em UTI e até óbito. A ocorrência da crise aguda é um marcador de inadequado controle da doença.