Desfecho do livro Clara dos Anjos Neste resumo de Clara dos Anjos, finalizando a obra, vemos que Clara descobre que está grávida. Quando avisa Cassi, o rapaz foge como sempre fizera e deixa a moça só, com toda a responsabilidade sob a criança. ... Termina o livro dizendo à mãe: Nós não somos nada nesta vida.
Protagonista do romance, é uma menina jovem, pobre e mulata. Foi sempre superprotegida pelos pais, e acaba sendo muito ingênua e inocente, o que faz com que ela seja enganada por Cassi e perca sua virgindade para ele.
Clara dos Anjos, de Lima Barreto, retrata uma história que se passa no subúrbio carioca, relatando o cotidiano da mulata Clara – filha de Joaquim, um humilde carteiro, e de Engrácia, uma simples mulher do lar.
Lima Barreto
Clara dos Anjos é um livro póstumo do escritor brasileiro Lima Barreto, pertencente ao pré-modernismo brasileiro. Concluído em 1922, ano da morte do autor, foi publicado em 1948....
Lima Barreto trouxe ao pré-modernismo importantes narrativas críticas. ... No entanto, mesmo no manicômio, seu espírito crítico e atento às injustiças sociais não ficou alheio à discriminação sofrida pela população negra ali encarcerada.
Literatura. Lima Barreto foi um importante representante do período pré-modernista e autor de grandes obras, entre elas, Triste fim de Policarpo Quaresma. ... Pois bem, contextualizando tal obra, ora pertencente a Lima Barreto, torna-se necessário contextualizarmos também o período a que o autor pertenceu, o Pré-modernismo ...
O escritor Afonso Henriques de Lima Barreto, nascido no Rio de janeiro, teve como principal tema em suas obras a luta contra preconceitos raciais, dificuldade enfrentada pelos negros na sociedade, luta de classes, recordações de escravidão sobretudo pelo fato de que sua mãe era uma ex-escrava.
Policarpo quaresma tinha como principal objetivo tornar a língua Tupi-guarani oficial.
Policarpo Quaresma representa o ufanismo nacionalista sobre a formação do Brasil enquanto uma nação. O objetivo do personagem, então, é afirmar o Brasil como um país independente, com uma cultura singular e original, um idioma próprio. O Major Quaresma tenta insistentemente procurar esses elementos no Brasil.
Policarpo Quaresma não se suicidou; ele foi condenado à morte, acusado de traição ao governo de Floriano Peixoto. ... Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país.
1 - Quem era Policarpo Quaresma? R= Protagonista do livro, era visto como um louco, gostava de solidão e vivia lendo livros.
Como consequência, foi internado por seis meses em um hospício, recebendo a visita apenas de Olga com seu pai. Na segunda parte do livro, seguindo o conselho de sua afilhada Olga, Policarpo compra um sítio e se muda para lá com sua irmã. Chama o sítio de “O Sossego”.
Essa obra/romance descreve, traça, a questão do nacionalismo, patriotismo do personagem principal que é Policarpo Quaresma, um patriota ativo, fervoroso, exaltado pelo amor ao seu país (Brasil).
Eram as formigas, pois não deixavam as plantações da Quaresma prosperarem.
Igreja Católica considera a época uma das mais importantes do ano. Segundo frei, período é uma espécie de preparação para a Páscoa. Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa.
Era tão patriota (que propôs o tupi-guarani como língua oficial e proibiu a irmã de fazer um frango com petit-pois, porque o prato era estrangeiro) e era tão ingênuo que vivia sendo ridicularizado e acabou internado num hospício. ...
Policarpo Quaresma, funcionário público, é um nacionalista exaltado, que só valoriza os produtos nacionais e a cultura tipicamente brasileira. ... Ao defender o governo do marechal Floriano Peixoto, Quaresma mais uma vez se desilude pela falta de nacionalismo dos governantes do país e acaba sendo preso.
Quem era Policarpo Quaresma? General que, durante sua carreira militar, não viu uma batalha. Um homem de mais de 40 anos, extremamente patriótico, ufanista e nacionalista. Bajulador e oportunista, fazia tudo para subir na vida.
Compartilhe! São todas características do Pré-Modernismo, exceto: ... d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
Características do pré-modernismo
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. ... Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo.