A maioria deles, 15 músculos, estão localizados na face plantar. Esses 15 músculos se organizam em quatro camadas, como veremos a seguir. A primeira camada é composta por três músculos, todos envolvidos com a movimentação dos dedos. O músculo abdutor do hálux, que promove abdução e flexão do hálux, o primeiro dedo.
O tratamento para tendinite e bursite na pata de ganso começa com recursos anti-inflamatórios, como gelo e laser, e depois passa para um processo de estabilização do joelho, com exercícios de fortalecimento e movimentos funcionais. A recuperação costuma ser boa se o tratamento for iniciado logo no início dos sintomas.
A tendinite da pata de ganso, também conhecida como tendinopatia anserina, é uma inflamação que acomete três músculos: semitendíneo, sartório e grácil. Eles estão presentes na região do joelho e tem como principal função realizar o movimento de flexão articular.
A inflamação dos tendões da pata de ganso acontece por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo: quando o corredor coloca o peso do corpo sobre a perna o joelho gira ou se inclina para dentro, o que causa uma sobrecarga nos músculos e cria uma região de atrito no joelho, provocando a inflamação.
5 remédios caseiros para Tendinite
Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão, podendo afetar qualquer parte do corpo - porém, são mais frequentes as tendinites no ombro, pulso, joelho e tornozelo.
Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.