Até os seis meses – aleitamento materno sob livre demanda. No caso do uso de fórmulas infantis, o ideal é de 700 a 1000 ml, dependendo da fase de lactação. Dos 6 aos 12 meses – De 500 a 600 ml, dividido em três vezes. De 1 a 6 anos – Um total de 600 ml, dividido em três vezes.
Esta entidade sugere que as crianças da idade dele consumam, por dia, entre 400 e 550 ml ou cc (ou quatro a cinco porções) de leite ou de outros produtos lácteos. Uma porção para ele equivale a 1/2 chávena de leite, 15 a 25 g de queijo ou 1/2 chávena de iogurte.
O bebê pode tomar entre 3 e 5 mamadeiras por dia, o que equivale a 227 ml de leite cada vez que se alimentar. Se ele já consumir outros tipos de alimento, você pode deixar passar mais tempo entre as refeições para dar a mamadeira.
Trinta a sessenta gramas por mamada é geralmente suficiente no início, mas no momento em que seu bebê tiver dois meses de idade, por exemplo, ele precisará de 700 a 900 gramas por dia e cerca de seis a sete mamadas em um período de 24 horas.
De acordo com o peso do bebê, é possível preparar 80 mililitros de fórmula para cada 500 gramas de peso. Isso significa que, se o seu bebê pesa 3 quilos, você pode oferecer 480 ml distribuídos durante o dia. Durante os primeiros dias após o nascimento, a quantidade será mínima.
Ferva a mamadeira, o bico e o anel durante 5 minutos ou use esterilizador adequado. Ferva água potável durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70º C. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instruções de uso.
Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.
Os bebês são todos diferentes. Pesquisas mostram que, em bebês de um a seis meses, um pode ingerir apenas 50 ml durante uma sessão, enquanto outro pode chegar a 230 ml. Comece preparando uma mamadeira com cerca de 60 ml e veja se o bebê precisa de maior ou menor quantidade.
O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.
Por exemplo, aos 6 meses de idade, ele deverá beber de 180 a 240 ml, 4 a 5 vezes por dia. E, a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a ingerir outros alimentos além do leite materno, a forma de medir a quantidade de leite mudará.
Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para bebês com 5 a 30 dias de vida, uma vez por mês entre dois e seis meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses do bebê.
Além de fazer a mala do bebê, confira outras decisões necessárias