O néfron, também denominado nefrónio, é a menor unidade renal responsável pela filtração e formação da urina. ... Já os túbulos coletores possuem a função de absorver parte do líquido que é filtrado pelos glomérulos e, de acordo com as necessidades do organismo, este túbulo pode secretar substâncias.
Túbulo Coletor Possui dois segmentos, um coletor inicial e um coletor medular. É uma zona responsável pelo equilíbrio, já que é aqui o local de ação do ADH e a Aldosterona. Na sua porção cortical há secreção de H+ e reabsorção de K+, podendo também secretar HCO3-.
O túbulo renal é a porção do néfron que contém o filtrado glomerular, formado através do glomérulo. Após passar através do túbulo renal, o filtrado continua através do sistema de ductos coletores, que não é uma parte do néfron.
Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.
Lobos renais são as unidades formadas por uma pirâmide e a substância cortical que a circunda.
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
a estrutura interna dos rins são: Vasos arqueados, cálice menor, cálice maior, pelve, pirâmide, Papila, coluna renal, côrtes, vasos sanguíneos corticais, vasos interlobares, veia renal, nervo renal, artéria renal, medula, ureter e Cápsula.
Os rins são órgãos encontrados aos pares na região posterior abdominal, estando cada um localizado lateralmente à coluna vertebral. Apresentam-se na forma de grãos de feijão e possuem dois polos (inferior e superior – sobre esse último localiza-se a glândula suprarrenal).
Os rins são dois órgãos que pertencem ao sistema urinário. Os rins localizam-se em ambos os lados da coluna vertebral, junto à parede posterior do abdômen, abaixo do diafragma. O rim direito é um pouco mais baixo, devido à presença do fígado. Acima dos rins localizam-se as glândulas suprarenais.
Após tratamento da infecção, a pedra pode ser retirada. Em algumas situações, é colocado um cateter chamado “duplo J” dentro do ureter para ajudar na drenagem de urina para a bexiga, já que o cálculo está obstruindo sua passagem. Esse cateter é de uso provisório e deverá ser retirado após algumas semanas.