45 minutos
O ideal é praticar de duas a três vezes por semana. Há condicionamento cardiovascular, além de tonificação dos membros inferiores, (panturrilha, glúteo e pernas) e do abdômen. Se você for um atleta e usa a corda como um meio de melhorar sua resistência, é possível pegar mais pesado.
O exercício, que é super contagiante, é realizado quase sempre em grupo e sob um mini trampolim (mini cama elástica). Quem começa praticar Jump, tende a querer pular, mas na realidade se deve empurrar a lona elástica para baixo e ela lhe empurrará para cima.
O pré-requisto para fazer aula de jump é fortalecer a musculatura dos membros inferiores previamente. Faça musculação ou localizada, por no mínimo dois meses antes de começar, e não abandone depois. Calçado. Use um tênis adequado, não faça aula descalço.
As aulas de jump têm bastante impacto e, por isso, elas não são recomendadas para pessoas com problemas na coluna, no quadril, nos tornozelos ou nos joelhos. Indivíduos com labirintite, cardiopatas e gestantes também devem evitar essas aulas.
Uma vez que já abordamos os benefícios de praticar exercício físico no mini trampolim, passamos agora para a prática e, para tal, vamos dar alguns exemplos de exercícios que pode fazer neste aparelho....
1 – Aula de jump emagrece Por ser um exercício aeróbico intenso, uma aula de jump completa pode promover gasto calórico de até 900 calorias em 60 minutos. Essa elevada queima calórica pode ajudar na perda de peso, especialmente se o praticante combinar com uma dieta balanceada e realizar os exercícios com regularidade.
Em uma competição de ginástica de trampolim, o atleta deve apresentar uma sequência composta por vinte movimentos técnicos. Os movimentos executados são saltos mortais, duplos, quádruplos e acrobacias variadas e a altura atingida durante os saltos atinge até seis metros.
O Jump é um tipo de exercício que exemplifica e muito bem como os saltos trazem muito resultado. "Ele traz a melhora da capacidade cardiovascular e realiza um alto gasto calórico, além de ser muito divertido", afirma a professora Milena Emídio, coordenadora da Triathon Academia.
Queima de calorias Estima-se que, para cada 60 minutos de Power Jump, é possível queimar mais de mil calorias! Para colocar esse número em perspectiva, 10 minutos de trampolim queimam mais calorias do que meia hora de corrida ou caminhada, mas, claro, esses números podem variar de pessoa para pessoa.
Quem não tem muito preparo físico pode achar a aula de spinning sofrível. ... Nas aulas de Jump, o gasto chega a ser de 500 calorias. "Mas pessoas com problemas no joelho, gestantes e mulheres que estão amamentando devem evitar", pondera o professor Breno.
Se comparada com a bicicleta, podemos dizer que a caminhada requer menos esforço físico. Assim, sua queima calórica é menor do que andar de bicicleta. Embora, a caminhada seja uma atividade com menos gasto calórico se comparado a bicicleta, é uma ótima atividade para quem está deixando a vida sedentária.
Exercícios como corrida, treino funcional, natação, dança e lutas estão na lista, mas sem dúvida os mais populares são o spinning e o jump. As 2 atividades são bastante dinâmicas, a diferença é que a primeira é feita em uma bicicleta ergométrica e a segunda em uma pequena cama elástica.
Manter a forma é algo que está na lista de muitas pessoas, pedalar pode contribuir significativamente na hora de perder gorduras localizadas. Apenas meia hora dedicada na bicicleta ergométrica é possível eliminar até 260 calorias.
Ajuda a emagrecer Este é um excelente exercício cardiovascular que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para quem está tentando emagrecer ou eliminar alguma gordura localizada.
Em alguns dias da semana, inclua treinos curtos e intensos. Por exemplo, pedalar 20 minutos na melhor velocidade que conseguir, com carga média. Em outros, faça treinos longos e moderados. Uma opção é pedalar por mais de 50 minutos, com intensidade mais baixa.
Estima-se que, uma aula de bike indoor de 50 minutos tenha um gasto calórico aproximado de 500 a 800 calorias. E o melhor é que mesmo depois de quatro horas do término do exercício seu corpo continua queimando calorias. Isso ocorre por se tratar de um treino de alta intensidade, que acelera o metabolismo.