O tratamento da dermatofilose consiste em isolar os animais doentes e realizar terapia com antimicrobianos. A desinfecção dos utensílios utilizados no manejo dos animais doentes é aconselhável para minimizar a disseminação da enfermidade.
O tratamento pode ser feito com substâncias hepatoprotetoras para o fígado, administração de vitamina A para estimular a regeneração da pele e dos pelos, uso de corticoides, pomadas cicatrizantes e protetor solar nos locais da pele mais afetados. Uma forma de controle da doença é diversificar as pastagens.
A requeima ou mela é a doença mais importante para diversas culturas de importância econômica, como batata, tomate e cacau. Esta pode ocorrer em todas as partes da planta como também em plântulas logo após a emergência, causando lesões marrons que gradualmente espalham-se por todos os tecidos.
Por esses motivos, os bezerros não devem ser desmamados em áreas com Brachiaria decumbens, pois o estresse do desmame somado a idade do animal e a possível existência de animais geneticamente susceptíveis são alguns dos fatores cruciais para o aparecimento de alguma enfermidade.
Esse produto é recomendado para utilização em bovinos (bezerras e bezerros), conforme a seguir: A partir do 7º dia de vida até o 9º dia, fazer uma mistura de 50% de leite de vaca e 50% de Leite em pó Real Milk já diluído em água morna e fornecer a mistura: 2 litros, 2 vezes ao dia (totalizando 4 litros ao dia).
Postado em: - 2 min de leitura
No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora da Emepa explica como o produtor pode fazer o colostro artificial. São necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias.
Preparo do soro: água, glicose, sal de cozinha e bicarbonato de sódio. A água deve ser preferencialmente potável e estar por volta de 38ºC. Para cada litro de água adicionar 4 colheres de sopa de glicose, 1/2 colher de sopa de sal e 1 colher pequena de bicarbonato de sódio.
A hidratação oral é o tratamento mais eficiente e, normalmente, de menor custo, para tratar a diarreia. O soro oral é fonte de água, glicose e eletrólitos, e deve ser administrado quanto antes, para prevenir futuras perdas.
Modo de preparo do soro caseiro Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.
Febre, embotamento, inapetência e tosse, muitas vezes combinadas com secreção nasal, são os sintomas mais comuns. A pneumonia em bezerros é uma doença multifatorial. Agentes infecciosos (patógenos), ambiente, manejo e status imunológico dos bezerros são fatores que determinam o resultado de uma infecção.
A associação de penicilinas com aminoglicosídeos (Pronto Pen) tem sido usada com sucesso em muitas propriedades. A enrofloxacina (Quinotril Plus) é indicada para os casos mais graves da infecção ou com maior tempo de duração da doença.
Sintomas: febre alta, fraqueza, secreções catarrais, temperatura retal acima de 41ºC; dificuldade respiratória e diarreia.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado: