Volátil é a rapidez com que um líquido evapora, logo todo líquido possui a característica da volatilidade , porém uns mais voláteis que os outros. Por exemplo: o Éter é bem mais volátil que a água, pois à temperatura ambiente o éter evapora e a água não.
Quando se trata de separação de misturas, as misturas mais simples são aquelas homogêneas e que têm somente dois componentes. Essas misturas também são chamadas de misturas binárias.
Quando as taxas de vaporização e condensação são iguais dizemos que as fases líquida e gasosa estão em equilíbrio entre si. A pressão exercida pelas moléculas do líquido que foram vaporizadas é chamada de pressão de vapor.
A pressão máxima de vapor da água, por exemplo, é bem menor que a pressão máxima de vapor do éter em uma mesma temperatura. ... Sendo assim, é mais fácil romper as interações entre as moléculas do éter. Isso nos mostra que quanto maior a pressão máxima de vapor de um líquido, mais volátil ele é.
Pressão Máxima de Vapor de um líquido: é a pressão exercida por seus vapores quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido. Imagine um líquido em um recipiente fechado, no qual existia vácuo inicialmente. O líquido começa a evaporar. ... A pressão máxima de vapor depende da temperatura.
Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. Vamos supor que você tenha uma substância não volátil dissolvida em um solvente volátil, por exemplo, água e sal.
A pressão máxima de vapor de um líquido não depende do volume, mas da sua temperatura. Quanto maior for a temperatura do líquido, maior será a energia cinética das suas moléculas, o que faz com que as moléculas se agitem mais, favorecendo a vaporização do líquido.
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
22,4 L
O gás perfeito ou ideal é um gás idealizado, apresenta características particulares e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron. Não há interação gravitacional entre as moléculas; ... O volume próprio de cada molécula é completamente insignificante quando comparado com o volume total do gás.
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.