Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.
Dicas. O exercício cardiovascular, naturalmente, gerará mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Para o aluno que treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas entre as duas modalidades.
Aeróbico após a musculação Portanto, é a melhor estratégia para quem procura ganhar força e aumentar a massa muscular na academia. Mas ela também pode ser eficiente para pessoas que desejam emagrecer. Nessa estrutura de treinamento, o organismo segue uma ordem "mais natural" do metabolismo energético.
“Se você vai à academia duas vezes no dia, deixe tempo suficiente entre os treinos para seu corpo se recuperar – cerca de oito horas entre exercício aeróbico e musculação”, diz Bowling.
Não pode ser nem tão forte (a ponto de prejudicar o início do seu treinamento ou expor você a algum tipo de lesão) e nem tão fraco (como se você tivesse andando no shopping). Quanto ao tempo, normalmente de 5 a 10 minutos é o ideal. A duração deve ser curta para não gerar fadiga, portanto nada de exagerar.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.
Quer melhorar a resistência? Treine o Cardio primeiro! Por outro lado, pessoas que treinam para corridas e provas de resistência devem valorizar o treino aeróbico em primeiro lugar. Como o fundamental nestas competições não é a força muscular, o atleta não precisa poupar glicogênio para a hipertrofia.
A frequência também deve ser respeitada: em um quadro ideal, o máximo é realizar a atividade três vezes por semana. Respeite esse limite e escute o seu corpo para encontrar o melhor programa — algumas pessoas precisarão de menos treinos semanais para responderem melhor.
Como a atividade física proporciona um aumento no gasto calórico tanto durante o exercício quanto nas horas seguintes ao treino --pois o organismo precisa de muita energia para recuperar os danos causados pelo esforço --, três a sete dias de atividade por semana podem ajudar a conseguir bons resultados na balança.
Outra alternativa para combinar exercícios aeróbicos e musculação são os Treinos Intervalados de Alta Intensidade, também conhecido como HIIT. Como pudemos ver nesse artigo, a combinação de treino aeróbico e a musculação, quando feita corretamente, traz muitos benefícios.
A corrida pode minimizar seus ganhos hipertróficos, mas pode te ajudar a perder mais gordura corporal. ... Há muitas pessoas que não costumam correr – nem na esteira – por medo de que isso acabe com seu desenvolvimento muscular. E quem quer ficar gigante, não tá a fim de perder seus ganhos na esteira!