Essas órteses são utilizadas para imobilizar ou restringir um movimento, para evitar que a articulação ou região do corpo faça um movimento específico que pode prejudicar a cicatrização da lesão ou regeneração dos tecidos.
Uma órtese feita para mobilização, por exemplo, não deve ser utilizada para dormir. Se necessário, este protocolo deve ser entregue ao paciente por escrito. 8) O uso da órtese deve ser descontinuado quando seu objetivo final for alcançado ou quando o paciente conseguir realizar a mesma função sem ela.
Segundo a CBO, a prescrição, confecção, adaptação, ajustes, avaliação e capacitação para o uso das órteses são realizadas pelos fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais em suas respectivas áreas de interesse. Os médicos também indicam o uso do recurso.
Portanto, resumidamente, prótese pode ser considerada tudo que substitui um membro ou parte do corpo. Enquanto a órtese serve como suporte para o membro, e auxilia a manter, aumentar ou recuperar a mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas.
A definição clássica é que órteses protegem e apoiam o sistema locomotor. ... Órteses podem estabilizar, imobilizar, aliviar o corpo ou membros afetados ou fornecer orientação fisiologica correta. Mal posicionamento e suporte de peso incorretos odem ser evitados, contornados ou corrigidos.
COMO TER ACESSO Os interessados nas órteses, próteses ou meios auxiliares de locomoção, precisam, em primeiro lugar, procurar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Esse paciente vai ser encaminhado para um Centro Especializados em Reabilitação (CER).
Um dos profissionais capacitados para uma prescrição adequada de cadeiras de rodas é o terapeuta ocupacional. Uma prescrição apropriada de cadeiras de rodas não envolve somente as medidas da cadeira, como também é necessário uma avaliação que leve em consideração aspectos clínicos, funcionais e ambientais do paciente.
1. Consulta com médico da rede pública (posto de saúde mais próximo da sua casa) que faça a solicitação para a cadeira de rodas. 2. Em alguns municípios brasileiros o pedido é feito no próprio posto de saúde, em outros, há um posto de saúde determinado para realizar o pedido.
Separamos algumas dicas sobre como escolher a cadeira de rodas pensando nas diárias e no estilo de vida do usuário....
A bengala deve ser posicionada no membro superior oposto ao membro afetado. Ao deambular, a bengala e o membro inferior contralateral devem avançar simultaneamente. A bengala deve encontrar-se relativamente próxima ao corpo, porém sem ser posicionada à frente dos dedos do membro inferior.
Prescrição de Órteses e Próteses pelo Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
O momento para a indicação de uma bengala, explica Fuller, deve ser definido por um médico ou fisioterapeuta e ocorre quando o paciente apresenta limitações ou dor quando caminha, perda do equilíbrio e quedas frequentes.
Geralmente, escolher um cabo de bengala é uma questão de preferência pessoal. Considere um cabo de bengala de espuma ou uma alça moldada para se ajustar à sua mão....Para ter certeza de que sua bengala se encaixa corretamente:
São três os tipos de bengalas:
até 96 cm
A bengala é um recurso importante que auxilia na mobilidade e contribui para a liberdade e segurança de pessoas que apresentam alto risco de quedas, dor, desequilíbrios e medo de cair. Trata-se de um recurso compensatório de força e agilidade quando estes não respondem à reabilitação.
Existem vários tipos de muletas disponíveis, variando desde a parte onde se pega até onde ocorre o apoio no chão. A bengala tradicional ou bengala reta é geralmente feita de madeira ou alumínio, sendo de custo menor e leve.
Significado de Bengala substantivo feminino Bastão sobre o qual se apoia a mão ao andar. Cajado pequeno feito com cana-da-índia, de Bengala.
O andador é recomendado para quem precisa de um apoio maior que o fornecido por uma muleta ou bengala, tais como problemas no quadril ou nos joelhos. Por ter quatro pontos de sustentação, ele traz mais equilíbrio e maior confiança ao caminhar.
O bebê pode começar a usar o andador por volta dos 9 meses, pois nessa idade já consegue se apoiar em alguns objetos para ficar em pé. No entanto, é importante que o uso do andador seja indicado pelo pediatra, uma vez que ele conhece o desenvolvimento do bebê, permitindo adequar o início do seu uso.
Portanto, se você tiver uma lesão no tornozelo ou no joelho, esse seria o tipo de muleta ideal para você. O outro tipo de muleta é chamado de muleta de antebraço ou canadenses. Este é usado mais em lesões ou doenças que exigem um maior prazo de recuperação.