Unção é um termo com origem no latim "ungere" que significa "untar". A unção é o efeito de untar com algum produto oleoso alguma parte do corpo. No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar.
No Antigo Testamento o óleo da unção era usado para separar pessoas e objetos para uso exclusivo do Senhor. Por isso, Arão e seus filhos foram ungidos para o serviço sacerdotal e todos os objetos que estavam no Tabernáculo foram consagrados para Deus através da unção com óleo.
O essencial do sacramento consiste em ungir a fronte e as mãos do enfermo acompanhada de uma oração litúrgica realizada pelo sacerdote ou o bispo, únicos ministros que podem administrar este sacramento.
Vale lembrar que ela serve como uma apresentação da juventude ao sagrado e para que os padrinhos ou madrinhas deste indivíduo que deseja casar é necessário também receber o sacramento da crisma.
Resposta. Resposta: Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. A partir dos sete anos, quando se atinge a idade da razão, pode ser administrado o Crisma.
Por isso, a primeira coisa a fazer é contatar a paróquia onde foi batizado e pedir para ver no assento de batismo se está averbado o Crisma. Caso não esteja é um indício forte de que não foi crismado.
Passo a passo para tirar a segunda via do batistério