62 mm
“A falta de água nos corpos hídricos aumenta a concentração de poluentes, como se o rio não tivesse a capacidade de dissolver essas partículas.
As causas da seca Mas o principal motivo é o El Niño Central, em que há aumento da temperatura no centro do Pacífico, afetando, entre outros aspectos, a distribuição das chuvas na América do Sul.
Portanto, não há no Sul do Brasil nenhum local cuja acumulada de precipitação seja excessiva ou carente. Esta uniformidade decorre de uma série de fatores dinâmicos e estáticos: Os sistemas de circulação causadores de chuva. O relevo regional.
Os estados do Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul, estão recebendo aporte de umidade tropical enorme nestes dias, o que gera chuva com grande frequência. Soma-se ainda a atmosfera aquecida com uma massa de ar quente instalada na região.
A região sul é a mais fria do Brasil porque é a região mais distante da linha do Equador. O planeta Terra é dividido em diferentes zonas térmicas, sendo a zona onde se localiza a linha do Equador a mais quente porque a incidência dos raios solares nessa área é maior durante todo o ano.
Porque ele é atingido pela massa de ar Polar Continental e pela massa de ar Polar Atlântica; que favorecem aumentos nos índices pluviométricos e formação de geadas(principalmente durante o inverno).