Ela recebeu o nome de "Little Boy" (garotinho), mas seu impacto foi enorme. Com uma potência equivalente a 15 megatons de TNT, a bomba foi detonada a 600 metros do solo e matou 140 mil pessoas.
A Índia tem uma política de não primeiro uso nuclear declarado e está em processo de desenvolvimento de uma doutrina nuclear baseado em "dissuasão mínima de credibilidade." Em agosto de 1999, o governo indiano lançou um projeto de doutrina que afirma que as armas nucleares são exclusivamente para a dissuasão e que a ...
Armas nucleares no mundo
O mundo tem nove potências nucleares: Estados Unidos e Rússia - que detêm 90% do arsenal atômico do planeta -, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.
Embora o Paquistão começou o desenvolvimento de armas nucleares, em 1972, o Paquistão respondeu ao teste nuclear da Índia em 1974 (ver Smiling Buddha) com uma série de propostas para evitar uma competição nuclear no sul da Ásia. Em muitas ocasiões diferentes, a Índia rejeitou a oferta.
A bomba Czar, com cerca de 58 megatons, era 3.
Atualmente, são nove as nações que possuem a bomba atômica:
Em 2020, os americanos possuem 5.
A Rússia possui um número estimado, no mínimo em 10.
Várias fontes não oficiais estimam que a China tem cerca de 400 ogivas nucleares.
2,2
Os Estados Unidos tinham orçamento de 721,5 bilhões de dólares previstos para este ano fiscal de 2020. Na cotação de hoje do dólar, o gasto americano com defesa é 31 vezes maior que todo o orçamento do Ministério da Defesa brasileiro, cujos gastos são só 3% dos valores americanos — ou cerca de 23 bilhões de dólares.
A aquisição de armamento de fabricação nacional é a principal explicação para o aumento do orçamento de Defesa dos EUA. Com um Exército de quase 1,4 milhão de homens e mulheres, uma ligeira alta salarial também repercutiu no custo anual.
Apesar de seus quase 210 milhões de habitantes, o Brasil não dispõe de um grande número de militares. Proporcionalmente falando, somando os 334,5 mil militares da ativa, e os 1,3 milhão da reserva, o país tem 0,8% de seu pessoal nas Forças Armadas.