Londrina completa 86 anos em 2020.
Prefeito
No Paraná apenas Curitiba rompeu a barreira do milhão. O IBGE revelou que a capital paranaense tem 1.
Cidades mais populosas do estado do Paraná
O ranking das “10 mais” é completado por Maringá (430.
Conheça as 20 maiores cidades do mundo! Não vá se perder, hein?
Cidades de Centro-Sul do Paraná - PR
São elas:
O estado tem 399 municípios, entre eles se destacam Londrina, Maringá, Ponta Grossa e a sua capital, Curitiba. O nome do estado vem do rio que delimita o seu território, que por sua vez tem origem na língua geral que descendeu da tupi, e significa “rio”.
Paranaguá
Índios – Foram os primeiros habitantes, existiam diversas tribos distintas no território paranaense, entre elas estão os Carijó e Tupiniquim, que habitavam a faixa litorânea; os Tingui, que se instalaram na região onde hoje corresponde a Curitiba; os Caigangue e Botocudo, que habitavam o interior do Paraná.
Dos 399 municípios paranaenses, apenas dois tinham população acima dos quinhentos mil: Curitiba, que é a capital, e Londrina, no norte do estado.
A cidade foi fundada em 29 de março de 1693. A maior parte de sua população de 1,5 milhão de habitantes descende de imigrantes italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses.
Os principais grupos étnicos indígenas do Paraná são os caingangues, da nação macro-jê, e os guaranis e os xetás, da nação tupi.
Os imigrantes que no Paraná chegavam recebiam lotes, de tamanhos variados, de acordo com critérios estabelecidos para cada colônia. ... Até o ano de 1853, quando o Paraná se emancipou da província de São Paulo, o número de imigrantes recebidos foi pouco expressivo.
Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais. ... Os italianos vieram para Curitiba em 1872 e, em 1878, criaram a colônia Santa Felicidade.
As atividades econômicas do Estado do Paraná são bastante variadas, por causa disso esse consegue se enquadrar entre os Estados de melhores economias, ou seja, os mais ricos. A economia paranaense está alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.
Pode-se notar ainda, por exemplo, traços indígenas em aldeais, traços lusitanos no litoral, africanos na Lapa, italianos em Curitiba, eslavos em Ponta Grossa, germânicos em Guarapuava, asiáticos no norte e árabes no oeste.
O Paraná é um dos estados com a maior diversidade étnica do Brasil. São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.