Como fazer login no portal Meu INSS?
Primeiro você precisa acessar o site Meu INSS; O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”; O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números.
Além da lentidão no site, um dos mais recorrentes erros gerados decorre da desatualização no cadastro do segurado no INSS, tais como, CPF que não consta na base de dados do CNIS ou o número está com erro no cadastro, nome da mãe errado, dentre outras inconsistências.
Como fazer o agendamento no Meu INSS?
Confira, abaixo, como fazer o agendamento da perícia médica pelo Meu INSS:
Por enquanto, é obrigatório fazer o agendamento para ser atendido na previdência social por meio do aplicativo Meu INSS, que tem versões para Android, iPhone (iOS) e site, ou pelo 135, o telefone do INSS.
Atendimento a distância Para fazer o agendamento presencial é necessário ligar no 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, com isso você poderá escolher data, hora e local da perícia.
"Permanecem em trabalho remoto os peritos que pertencem ao grupo de risco aumentado para covid-19 (idosos com mais de 60 anos, doenças graves, grávidas, lactantes)", informa a pasta. De acordo com o Instituto, os atendimentos têm ocorrido em até 30 dias, em geral.
Agora, a análise não se limita ao atestado médico. Como a lei fala em "documentos complementares", será possível solicitar exames, laudos, entre outras provas da incapacidade. Por isso, a avaliação é que o risco de fraudes é menor, uma vez que a análise será mais completa.
Agendamentos
Como pedir auxílio-doença pela internet
O resultado da perícia do INSS sai no mesmo dia da consulta médica. Essa novidade foi implantada recentemente pelo órgão. A partir das 21 horas do dia da perícia, as informações já ficam disponíveis ao segurado. Anteriormente, o resultado era divulgado após 20 dias, contados da data do exame.
Então, para consultar a aprovação do auxílio-doença, o segurado pode acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Feito isso, realizar login com CPF e senha. Então, a orientação é clicar na opção de “Resultado do benefício por incapacidade” na tela inicial.