Constituição: células alongadas com estriações transversais e que contém um ou dois núcleos centrais. O músculo cardíaco se caracteriza pela presença dos discos intercalados, que nada mais são que linhas transversais dispostas em intervalos irregulares.
Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão. Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
O acoplamento excitação-contração é como o sinal elétrico (potencial de ação) é convertido em contração muscular. 4. O potencial de ação gerado na região da junção neuromuscular se propaga pelo sarcolema, e invade os túbulos T.
A Fibra muscular é o termo usado para descrever coletivamente as muitas células musculares longas, multi-nuceladas, ou miofibras, que compõem o músculo esquelético. As fibras individuais são organizadas em feixes – denominados fascículos – que são então organizados em grupos de fascículos, que formam o ventre muscular.