NBC TG 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis. ... A entidade deve apresentar separadamente nas demonstrações contábeis cada classe material de itens semelhantes. A entidade deve apresentar separadamente os itens de natureza ou função distinta, a menos que sejam imateriais."
NBC-TG - Normas Brasileiras de Contabilidade - GERAIS - https://www.cosif.com.br.
Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.
Aqui no Brasil temos as CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que ajudam na tradução das Normas Internacionais de Contabilidade, as IFRS e IAS. Porém para a norma ser aceita, ela precisa se transformar em uma NBC (Norma Brasileira de Contabilidade).
NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica. Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente. Emissão de relatório de auditoria sobre as Demonstrações Contábeis Regulatórias (DCRs), elaboradas de acordo com o Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE).
Também conhecidas como NBCs, as normas brasileiras de contabilidade são um conjunto de regras regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade – o CFC. Seu propósito central é nortear os conceitos e procedimentos que todos os profissionais desse segmento devem cumprir.
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
6a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Quando o controle interno é excelente, o auditor deve: fazer maior volume de testes aumentar os procedimentos de auditoria não fazer testes concentrar-se no procedimento de análise documental. ... as atividades desempenhadas por cada integrante do grupo de auditoria.
Consiste em encaminhar correspondência a um determinado numero de clientes e obter deles a confirmação de que efetivamente são devedores do valor informado. Este trabalho é geralmente efetuado pela auditoria interna da entidade. Os procedimentos de auditoria mais utilizados compreendem: pedido de confirmação.
A segregação de funções consiste na separação das funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. ... A segregação de funções destina-se a reduzir as oportunidades que permitam a qualquer pessoa estar em posição de perpetrar e de ocultar erros ou fraudes no curso normal das suas funções.
Significa separar os ativos ou o patrimônio por plano. Definir qual ativo é de qual plano. Seria como se pudéssemos carimbar fisicamente cada um dos ativos, identificado-os por plano.
O servidor público não pode se recusar a exercer a função de fiscal de contrato. ... Também são motivos que podem liberar o servidor da função de fiscalizar determinado contrato se houver suspeição (por algum tipo de envolvimento com o fornecedor) e grau de parentesco dele com a empresa contratada.
Avalia a matriz de acessos dos usuários a sistemas e aplicações identificando conflitos de função – principalmente em atividades críticas e informações sensíveis da empresa – devido a característica dos processos de negócio ou por falhas de configurações.
Segregação de Funções (SoD): um tipo específico de risco Os mecanismos de segregação de funções (SoD) são projetados para gerenciar relacionamentos conflitantes entre determinadas entidades de modelo. As entidades que são caracterizadas por conflito recíproco não podem ser agregadas ao mesmo usuário.
“Controles Compensatórios”: Os controles compensatórios têm como finalidade mitigar perdas ou exposição a riscos nas situações onde determinada atividade de controle mostrar-se deficiente para o alcance dos objetivos de controle de determinado processo.
Os fiscais podem ser servidores da própria Administração ou contratados especialmente para esse fim. ... o regime de Direito Administrativo atribui à Administração o poder dever de fiscalizar a execução do contrato (art. 58, III).
No cargo de Fiscal de Contratos se inicia ganhando R$ 2.
Atestar as notas fiscais encaminhadas à unidade competente para pagamento; Conforme a Lei nº 8.
Documentos que devem ser anexados pelo Fiscal: a) Nota Fiscal; b) Regularidade da contratada (SICAF); c) Relatórios complementares, quando for o caso; d) Termo de Atesto assinado pelo fiscal (utilizar o modelo padrão de Termo de Atesto de Nota Fiscal/Fatura disponibilizado no SEI).